Abono natalino do Bolsa Família está sob ameaça; entenda o caso

Neste fim de ano, milhões de brasileiros estão buscando informações sobre o abono natalino do Bolsa Família. O auxílio já foi pago no passado e os beneficiários estão querendo saber se ele voltará à ser pago pelo governo federal. Veja abaixo a resposta para este grande questionamento.

Valor do Bolsa Família pode ser aumentado com os benefícios extras; veja como ter acesso
Abono natalino do Bolsa Família está sob ameaça; entenda o caso (Imagem: FDR)

Em 2023, o governo federal não fará o pagamento do abono salarial do Bolsa Família. A medida havia sido paga pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2019, mas não aconteceu novamente desde então. Desta forma, o pagamento do programa deve ocorrer de forma antecipada em dezembro, mas sem valor extra.

É preciso mencionar que, além do abono natalino, o Bolsa Família não vai contar com um possível 13º salário para os membros do programa. O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), já confirmou que os cofres públicos não serão abertos para a realização de um depósito extra para os cidadãos.

Apesar de não contar com abono natalino nem 13º, o Bolsa Família terá valor extra em dezembro

No último mês do ano, os cidadãos que estão inscritos no Bolsa Família poderão solicitar o pagamento do Auxílio Gás, que retorna em dezembro. O valor pago pelo governo federal será avaliado em R$ 110,00, que é o preço médio do botijão de gás tradicional, de 13kg.

Muitos beneficiários acabaram entrando em contato com a Caixa devido à redução no pagamento de novembro. Porém, acabaram esquecendo, ou não sabiam, que o Auxílio Gás é pago uma vez a cada dois meses. Diferente do Bolsa Família, que é pago mensalmente para todos os inscritos no programa.

Qual é o calendário oficial de pagamentos para o mês de novembro?

Confira abaixo o calendário oficial de pagamentos para o mês de novembro e utilize o seu último dígito do Número de Identificação Social (NIS) como referência:

  • NIS final 1: dia 17 de novembro;
  • NIS final 2: dia 20 de novembro (pagamento antecipado para o dia 18/11);
  • NIS final 3: dia 21 de novembro;
  • NIS final 4: dia 22 de novembro;
  • NIS final 5: dia 23 de novembro;
  • NIS final 6: dia 24 de novembro;
  • NIS final 7: dia 27 de novembro (pagamento antecipado para 25/11);
  • NIS final 8: dia 28 de novembro;
  • NIS final 9: dia 29 de novembro;
  • NIS final 0: dia 30 de novembro.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].