Lidar com as inúmeras contas de luz é uma realidade dos brasileiros. A conta chega em todo fim de mês. E se débitos com a energia é uma preocupação para você, é possível ganhar um generoso desconto em novidade conjunta com o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Entenda como funciona.
Agora, o titular do BPC poderá arrematar 65% de desconto na conta de luz. A novidade promete facilitar a vida de muitos brasileiros. Segundo informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ainda há 10.039.224 famílias que têm direito à vantagem, mas não usam.
O BPC é concedido para idosos e pessoas com deficiência (PCD) de qualquer idade, com baixa renda e que não tiveram oportunidades de contribuir com o INSS. Uma exigência primordial para a liberação do BPC é a observação da renda per capita do idoso ou PCD.
Conta de luz ganha isenção a partir do BPC
Os brasileiros que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) estão sendo beneficiados com a oportunidade de isenção no pagamento da conta de luz. Estes cidadãos também recebem, de forma mensal, um pagamento avaliado no piso salarial nacional em vigência, que no atualmente está em R$ 1.320.
Este benefício é cedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e pode ser solicitado através dos diversos canais de atendimento. É preciso respeitar alguns requisitos para fazer parte do programa. Portanto, veja abaixo quais são as principais características do projeto:
- É preciso ser uma pessoa nascida no Brasil;
- É concedido, também, para pessoas nascidas em Portugal;
- É preciso ter ao menos 65 anos de idade;
- É fundamental ter uma renda per capita familiar de até 1/4 do valor do salário mínimo. Atualmente, isto significa que a renda por pessoa na sua família não pode ultrapassar o valor de R$ 330,00.