A inscrição do PIS/PASEP garante ao trabalhador o direito de receber um abono salarial anualmente, baseado no valor do piso nacional vigente. Contudo, é preciso prestar bastante atenção na regularidade perante este sistema.
Isso porque, em meio às notícias evidentes sobre os calendários do abono salarial, vários trabalhadores se concentram em regras específicas como o tempo de carteira assinada, na expectativa de obterem o benefício financeiro. Contudo, se esquecem de verificar se a inscrição do PIS/PASEP está ativa.
A inscrição do PIS/PASEP é uma responsabilidade do empregador. Normalmente, este registro é feito no primeiro trabalho com carteira assinada do cidadão. Os dados trabalhistas de cada emprego, no entanto, devem ser sempre atualizados no sistema federal.
Para receber o abono salarial, é preciso que a inscrição do PIS/PASEP tenha sido feita há, pelo menos, cinco anos. Desta forma, um trabalhador que emitiu a carteira de trabalho em 2022, não terá direito a este benefício.
De toda forma, existe uma maneira simples de verificar a situação da inscrição do PIS/PASEP. Abaixo, é possível conferir o passo a passo para emissão do comprovante do registro. Acompanhe!
Como emitir o comprovante de inscrição do PIS/PASEP?
O comprovante do PIS pode ser solicitado em uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF), pelo aplicativo Caixa Trabalhador ou no site da Caixa PIS. Veja as alternativas:
Como gerar o comprovante do PIS pela internet:
- Acesse o aplicativo Caixa Trabalhador;
- Na tela inicial, procure a opção Meu NIS, localizado na barra inferior;
- Aparecerá os dados e será possível salvar o comprovante no seu celular.
Como consultar o número do PIS pelo Meu INSS:
Por meio do site e aplicativo do Meu INSS, integrado ao Gov.br, é possível consultar o PIS.
- Se já tem cadastro, digite o seu CPF;
- Tecle em entrar;
- O sistema solicitará integração com o gov.br;
- Digite a senha do cadastro;
- Pronto, você verá os dados do usuário, com seu nome, CPF e o NIT/PIS.