BB Previdência se posiciona após falha no sistema de segurança

Na última quarta-feira, 6 de maio, foi noticiado por uma série de portais de notícias, incluindo o FDR, que uma falha no sistema de segurança do BB Previdência resultou no vazamento de dados de 153 mil clientes e 46 companhias vinculadas à empresa. A instituição faz parte do Banco do Brasil e presta serviços previdenciários, sem relação com o Brasilprev.

Exclusivo: BB Previdência se posiciona após vazamento de dados dos clientes
BB Previdência se posiciona após falha no sistema de segurança (Imagem: Reprodução/Google)

Após a circulação da notícia, o Banco do Brasil se posicionou sobre o caso. Segunda a instituição, logo quando foram identificadas falhas no sistema, a página da internet foi tirada do ar. Reduzindo o número de possíveis vítimas.

O banco diz que foram constatadas as consultas de dados de 106 clientes, mas acredita que a maioria delas tenha sido feita pelos próprios titulares dos planos previdenciários.

A ideia inicial de criar o sistema online foi para evitar que as pessoas precisassem se dirigir a um ponto físico do BB Previdência durante a pandemia do Covid-19. A página estava no ar há vinte dias. 

A nota finaliza dizendo que nenhum cliente foi prejudicado com débitos indevidos. O que tranquiliza a maioria dos associados.

“A BB Previdência acrescenta que em nenhum momento foi possível realizar transferência de recursos para contas com CPF diferente do titular do plano de previdência”, afirmam.

Entenda o caso de vazamento do BB Previdência

No dia 6 de maio o portal de notícias Olhar Digital publicou a primeira informação sobre o vazamento de dados dos associados da empresa.

A falha aconteceu na página “Retirada de Patrocínio”, e permitia que dados como: nome, CPF, data de nascimento, endereço, email, telefone, CNPJ da empresa e tipo de plano, fossem consultados no portal.

As informações poderiam ter sido usadas por golpistas, hackers e demais criminosos durante uma tentativa de uso indevido de dados.

Mas, como foi informado, e reportou a nota enviada pela BB Previdência, não foram identificados golpes ou extorsão.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com