Golpes aumentam 44% na quarentena; veja DICAS para se prevenir

Pesquisas revelam que com a crise do coronavírus, o número de golpes aumentou em 44% no país. Os dados foram contabilizados pela Federação Brasileira de Bancos (Febran) que pôde perceber que metade da população está sendo vítima de fraudes na internet. Entre as ações mais comuns, links falsos e sites fakes do governo federal são as que mais roubam dados dos usuários. No texto abaixo, separamos algumas dicas para que você não caia em nenhuma fraude, confira.  

Golpes aumentam 44% na quarentena; veja DICAS para se prevenir (Imagem: Reprodução - Google)
Golpes aumentam 44% na quarentena; veja DICAS para se prevenir (Imagem: Reprodução – Google)

4 dicas para evitar golpes

Certifique-se da credibilidade do informante 

A primeira grande dica é você avaliar a credibilidade do informante. Esse ponto deve ser aplicado em tudo, não só em links de sites do governo, como também em reportagens jornalísticas e demais fontes de informação.  

Procure se informar por veículos seguros, de modo que evite correntes de whatsapp e links em perfis de redes sociais. A grande maioria desses sites são fraudados e ao acessa-los você poderá ter seus dados pessoais roubados.  

Cuidado com as ofertas 

Viu alguma promoção que te chamou atenção? Antes de dar início ao processo de compra, procure ir até o site oficial da marca, avalie e veja se há comentários de outros compradores. Desse modo, você poderá conferir se não houve alguma experiência ruim com um cliente e se sua compra será segura.  

Além disso, nunca realize o pagamento de primeira. Procure o mesmo produto desejado em outras redes e faça comparativos de preços. É importante levar em consideração não só o valor, como também o posicionamento e segurança propostos pela marca escolhida.  

Acesse os aplicativos oficiais 

Lojas como as Americanas, Magazine Luize, Amazon, entre outras, contam com aplicativos. A compra pelas ferramentas tende a ser mais segura, tendo em vista que a clonagem dos apps é mais difícil. Além do mais, há sempre promoções e cupons exclusivos na versão mobile das lojas virtuais, então aproveite.  

Não cadastre seu cartão de crédito  

Evite deixar os dados do seu cartão de crédito salvo em qualquer que seja a loja. Se possível, opte sempre usar a versão digital do cartão, tendo em vista que os números são automaticamente renovados pela instituição financeira.

No Nubank, por exemplo, os clientes, pelo app, tem um cartão online, onde basta direcionar o celular para tela e assim não precisará digitar nenhuma informação pessoal.  

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.