A Receita Federal acaba de anunciar mais um depósito para o povo brasileiro que entregou o Imposto de Renda. Desta vez, será o último pagamento feito pelo órgão federal em 2023. Portanto, veja quando este depósito será realizado e quais são os cidadãos que terão acesso ao valor extra.
O último depósito de 2023 será realizado pela Receita Federal aos cidadãos que entregaram a declaração do Imposto de Renda após cair na malha-fina. Após o reenvio dos documentos, os cidadãos tiveram os seus números contestados e conseguirão ter acesso ao pagamento da restituição no dia 31 de outubro.
Ou seja, no fim deste mês, a Receita Federal deverá efetuar pagamentos avaliados em R$ 643,3 milhões para um total de 354.509 pessoas. É importante saber que o depósito será realizado somente aos cidadãos que conseguiram explicar os seus números. Com isto, agora estão em dia com o órgão federal.
O que é a restituição do Imposto de Renda?
A Receita Federal realiza o estorno de qualquer valor pago de forma excessiva no momento da entrega de sua declaração do Imposto de Renda. Ou seja, caso seja identificado que o cidadão realizou um pagamento excessivo, é provável que ele seja devolvido em um dos cinco lotes agendados para os contribuintes.
Neste ano, o pagamento da restituição teve início na data limite de entrega do Imposto de Renda. Veja quais foram as datas utilizadas pelo órgão neste ano. Além disto, utilize-as como base para o pagamento que será realizado a partir de 2024:
- 1º lote: 31 de maio (pago);
- 2º lote: 30 de junho (pago);
- 3º lote: 31 de julho (pago);
- 4º lote: 31 de agosto (pago);
- 5º lote: 29 de setembro (pago).
Mudanças para a declaração de 2024
A partir do ano que vem, a faixa de isenção do Imposto de Renda será ampliada para dois salários mínimos. Portanto, pessoas que recebem até R$ 2.640 mensalmente não serão obrigados à declarar os seus números ao governo federal.