Presidente da Caixa traz ESTAS informações sobre 2ª parcela do auxílio emergencial

Após receber uma série de críticas sobre aglomerações em suas agências, a Caixa Econômica se posiciona e afirma que a segunda rodada do auxílio emergencial funcionará de forma mais segura. Nessa quarta-feira (6), o presidente da instituição, Pedro Guimarães, participou de uma coletiva de impressa para justificar tais acusações. De acordo com o representante, sua equipe está trabalhando para gerir melhor as liberações, mas precisará da colaboração dos beneficiários.  

2ª parcela auxílio emergencial: Presidente da Caixa se posiciona sobre pagamento (Imagem: Reprodução - Google)
Presidente da Caixa traz ESTAS informações sobre 2ª parcela do auxílio emergencial (Imagem: Reprodução – Google)

Questionado sobre como funcionará o segundo lote, Guimarães explicou que o banco adotará datas mais espaçadas para cada grupo.

O calendário, que até então autorizava os saques para aniversariantes de dois meses, será modificado para que os depósitos ocorram separadamente. O mesmo se aplicará para os beneficiários do Bolsa Família e para quem está cadastrado na poupança digital.  

“O segundo lote será feito de maneira muito mais eficiente, porque já temos a base das pessoas que receberão [os pagamentos]. Uma parte relevante do que a gente estava pagando eram pessoas que a gente ia montando dentro da base de dados. E, para não esperar um mês para começar a pagar, fomos pagando as pessoas sendo analisadas”, afirmou. 

Reforço do governo federal

Sob as reclamações referente as aglomerações, o presidente alegou que precisa contar também com o apoio do Ministério da Cidadania, que deverá orientar os cidadãos sobre como ter acesso às informações digitais.  

Ele explicou que, a grande maioria das pessoas que estão ocupando as agências, não vão até elas para receber, mas sim para obter informações a respeito do cadastramento. Porém, no que diz respeito aos pagamentos, afirmou que a instituição adotará novos métodos 

” (..) Porque pagar 20 milhões de pessoas que tenham um conhecimento muito baixo da questão de tecnologia acabava gerando demanda muito grande“, acrescentou o presidente.  

As datas da segunda rodada deverão ser anunciadas ainda nesta quinta-feira (7). Inicialmente, o pagamento do auxílio emergencial em seu segundo lote seria liberado ainda em abril, mas o governo recuou da decisão. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.