Dados do Cadastro Único sofrerão mudanças confirmadas pelo Governo

SALESóPOLIS, SP — Na última semana, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, assumiu o compromisso de melhorar o gerenciamento de dados do Cadastro Único. O objetivo é tornar essa base mais eficiente e segura. Para isso, contará com apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). 

Dados do Cadastro Único sofrerão mudanças confirmadas pelo Governo
Dados do Cadastro Único sofrerão mudanças confirmadas pelo Governo (Imagem: FDR)

Na última quinta-feira (5), Wellington Dias, se reuniu com o presidente da Atricon, Cezar Miola. Na ocasião eles estabeleceram um ACT (Acordo de Cooperação Técnico) com o objetivo de melhorar a qualidade dos dados que são informados no Cadastro Único. 

Para isso, os Tribunais de Contas poderão verificar a autenticidade dos dados fornecidos pelos beneficiários dos programas. Conferindo por meio do cruzamento de informações com outras bases, e usando recursos tecnológicos, se o que foi informado é verdadeiro.

Como o Cadastro Único é a porta de entrada para benefícios sociais, o Ministério do Desenvolvimento Social explica que “A atualização das informações é importante para que os beneficiários de programas sociais do Governo Federal possam receber os auxílios”. 

O que vai mudar nos dados do Cadastro Único?

Durante seu discurso, Wellington Dias disse que aumentar a segurança no gerenciamento dos dados do Cadastro Único é importante para controlar a entrada de pessoas no Bolsa Família. O ministro disse que não é aceitável que aqueles que precisam estejam de fora para dar lugar a quem não tem direito. 

Para combater as fraudes, as mudanças propostas são:

  • Rede de Fiscalização Federal do Bolsa Família vai incluir a Atricon, a Controladora-Geral da União (CGU), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a rede de auditores;
  • O controle das informações passadas pelos representantes das famílias ao Cadastro Único será mais severo;
  • Haverá mais fiscalização sobre os dados repassados;
  • Desenvolver atividades de orientação aos funcionários de assistência social dos municípios para o correto preenchimento das informações.

Quer entender mais sobre a inscrição no Cadastro Único? Clique aqui! 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com