- Mais de 70 milhões de brasileiros estão endividados
- Empréstimo, financiamento e cartão de crédito são os princiapsi motivos
- Programa do Governo Federal pode ajudar a limpar o nome dos brasileiros
Se livrar das dívidas é o sonho de centenas de brasileiros que desejam voltar a fazer compra e ter o crédito aprovado. Mais de 78% da população brasileira está endividada e com o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito. Veja dicas especiais para sair dessa situação!
78,5% das famílias brasileiras estão envidadas, é o que aponta um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Muitas dessas pessoas sonham em se livrar das dívidas, mas, não sabem como fazer isso.
Com as festas de final de ano se aproximando o desejo de fazer comprar e ter uma mesa farta no Natal deve levar centenas de consumidores a renegociar seus débitos.
Uma grande oportunidade é o Desenrola Brasil, programa criado pelo Governo Federal para a renegociação de débitos de brasileiros em três faixas. Mas, se você não se encaixa em nenhuma delas, veja as nossas dicas abaixo.
Dicas para você se livrar das dívidas
Entre os mais de 71 milhões de brasileiros endividados, segundo dados as Serasa, os débitos são diversos: empréstimo, financiamento, cartão de crédito, fatura do plano de saúde, contas de água ou luz, entre outros.
A primeira grande dica é faça um levantamento dos seus débitos, anote de fato toda as contas que estão em atraso. Você pode até criar uma planilha com uma aba para as contas atrasadas e outra para aquelas que estão em dia.
Dito isso, confira outras dicas para você organizar as suas finanças pessoais:
- Entenda a sua renda mensal, você já entendeu que precisa fazer um levantamento de gastos; aliado a isso é interessante anotar as contas fixas e todos os ganhos mensais;
- Separe um valor do seu salário para fazer o pagamento dos débitos, para isso pode ser necessário cortar alguns gastos desnecessários
- Reduza o uso do cheque especial, ele não é parte do seu salário e sim um empréstimo pré-aprovado, ou seja, serão cobrados juros
- Antes de contratar um empréstimo ou financiamento, veja os custos
- Estabeleça um limite, o ideal é não comprometer totalmente a sua renda
- Antes de fazer uma compra, pense nos custos envolvidos nela. Por exemplo: ao comprar um carro você terá que pagar o IPVA
- Tenha uma reserva de emergência, mesmo que o valor seja baixo inicialmente, afinal, imprevistos acontecem;
- Busque uma renda extra, ela vai te ajudar a se reorganizar financeiramente e pode até te surpreender e virar sua principal fonte de renda
- Renegocie a dívida, é possível conseguir bastante desconto ao fazer uma renegociação.
Renegociando dívidas com o Desenrola Brasil
A partir da próxima semana o Governo Federal vai disponibilizar a plataforma para acesso ao programa Desenrola Brasil. Nessa 3ª etapa os consumidores poderão ter descontos de até 83% sobre o valor das dívidas.
A iniciativa do Governo deve ajudar a limpar o nome de milhares de brasileiros; só na primeira fase, foram desnegativadas 7,5 milhões de dívidas de até RS 100 reais, nesse caso o consumidor não precisou fazer nada.
O programa é visto como um sucesso pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
“Começamos desnegativando 7,5 milhões de dívidas de até RS 100 reais, o que deve corresponder a 3,5 milhões de CPFs e quase 3 milhões de dívidas renegociadas. E nossa expectativa é de que as dívidas bancárias possam atingir até R$ 50 milhões de reais. Temos muito espaço até o final do ano, quando termina o programa, para renegociação”, avaliou Haddad em entrevista à EBC.
Poderão ser renegociadas dívidas bancárias e não bancárias como conta de luz, água, varejo, educação, entre outras.
Para participar é necessário renda de até dois salários mínimos ou estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico); além disso, o valor máximo da dívida é de R$ 5 mil.
A plataforma só estará disponível na próxima semana, mas, já é possível fazer a primeira etapa para ter acesso à renegociação.