Cerca de 2,6 milhões de residências serão atingidas com o reajuste que vai deixar a conta de luz mais cara. Segundo a Aneel, o aumento é resultado de novos custos na concessão de energia elétrica. Veja dicas para reduzir a conta de luz.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs um reajuste que vai deixar a conta de luz mais cara em 4 estados. Ao todo, 2,6 milhões de unidades residenciais serão afetadas. Para os consumidores de alta tensão, como as indústrias, a proposta de reajuste médio é de 46,70%.
A empresa tem aprovado reajustes desde o começo desse ano; em março os consumidores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais tiveram um reajuste de 12,67%. Em abril foi a vez dos estados Bahia (8,18%), no Rio Grande do Norte (4,26%) e em Sergipe (1,17%).
Conta de luz mais cara em 4 estados
Agora a Aneel propõe aumento para quatro outros estados brasileiros atendidos pela CEA Equatorial Energia: Acre, Amapá, Piauí e Rondônia. O maior reajuste será para os amapaenses, 44,41%, isso deve fazer com que a tarifa no estado seja a mais cara praticada no país.
A concessionária ainda atende a outros seis estados brasileiros Alagoas, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul.
Vale lembrar que a proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) passa por uma consulta pública, onde os consumidores podem opinar sobre o tema. Caso seja aprovado, o reajuste começa a ser aplicado no dia 13 de dezembro desse ano.
Como economizar na conta de luz?
Com a conta de luz cada vez mais cara, os brasileiros estão buscando alternativas para diminuir seus gastos. Uma delas é a energia solar, fonte renovável que possibilita redução de custos de até 95%.
Além disso, outros hábitos podem ajudar a diminuir os gastos com a energia elétrica:
- Substituir lâmpadas fluorescentes pelas de LED;
- Reduzir o tempo de banho;
- Conferir o selo Procel, que mostra o consumo de energia dos aparelhos, na hora da compra;
- Desligar as luzes ao sair dos ambientes.