Na segunda-feira (18), o pagamento de um importante benefício foi retomado, as, os beneficiários estranharam por não receber o Vale-Gás. O benefício é pago às famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa. Veja o porquê de algumas pessoas não estarem recebendo ele.
A Câmara dos Deputados criou o Vale-Gás em 2021 para ajudar as famílias na compra de um dos itens que mais pesam no bolso dos brasileiros, o gás de cozinha. Desde janeiro desse ano, o pagamento foi ampliado e hoje ele representa o valor total de um botijão de 13 quilos.
Diferente de outros benefícios, o Vale-Gás pode ser acumulado com outros benefícios, auxílios e bolsas do Programa Bolsa Família.
Não recebi o Vale-Gás, e agora?
Na última segunda-feira (18), o Governo Federal iniciou o pagamento do Bolsa Família do mês de setembro. O valor, atualmente de R$ 110,00, é depositado direto na conta do beneficiário, que deve estar inscrito no CadÚnico e ter renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo.
“O Programa também contempla famílias que tenham na sua composição pessoas residentes no mesmo domicílio que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscritas ou não no Cadastro Único.Para as famílias inscritas no Cadastro Único, o pagamento do benefício do Auxílio Gás será feito ao Responsável Familiar, preferencialmente à mulher, devendo ser ela indicada no cadastro.Para famílias não inscritas no Cadastro Único com beneficiários do BPC, o pagamento será feito ao titular do benefício assistencial ou seu Responsável Legal”, informa o Governo.
Sabendo disso, algumas pessoas utilizaram as redes sociais para reclamar que receberam o Bolsa Família, mas, o auxílio não foi depositado.
Acontece que o pagamento é feito a cada dois meses, o depósito mais recente foi feito em agosto. Ou seja, o próximo pagamento deve ser feito apenas em outubro desse ano.
Como consultar o Vale-Gás?
Existem algumas formas de você consultar o benefício, uma delas é:
- através do próprio aplicativo do Bolsa Família;
- pelo APP Cadastro Único;
- pelo aplicativo Caixa Tem;
- ou ainda pela central de Atendimento direto do Ministério, no número 121.