Mensalmente o programa Bolsa Família, criado pelo Governo Federal, realiza o pagamento mínimo de R$ 600 para famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica no Brasil. Neste mês de setembro, as datas em que os depósitos serão realizados nas contas dos beneficiários já foram divulgadas.
Atualmente, o programa atende mais de 21 milhões de famílias em todo o país. Neste mês de setembro, a liberação de pagamentos tem início na segunda-feira (18) e será realizada de acordo com o número final do NIS de cada família beneficiada pelo Bolsa Família, que é considerado um dos maiores do mundo em transferência de renda.
O depósito será realizado pelo Governo Federal no aplicativo do Caixa Tem, disponível para Android e iOS. Por meio dele, é possível realizar transferências bancárias, pagamento de contas e até mesmo o saque do dinheiro.
Quando será pago o Bolsa Família de setembro?
Para saber a data em que o pagamento estará disponível, o titular do benefício deverá consultar o número NIS do Bolsa Família, que está gravado no cartão do programa. É esse numeral que irá determinar quando cada beneficiário terá o dinheiro a sua disposição. Confira:
- NIS final 1: 18 de setembro
- NIS final 2: 19 de setembro
- NIS final 3: 20 de setembro
- NIS final 4: 21 de setembro
- NIS final 5: 22 de setembro
- NIS final 6: 25 de setembro
- NIS final 7: 26 de setembro
- NIS final 8: 27 de setembro
- NIS final 9: 28 de setembro
- NIS final 0: 29 de setembro
Em caso de dúvidas sobre alguma questão relacionada ao Bolsa Família, o titular do benefício pode entrar em contato diretamente com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), órgão responsável pelo cadastro e pagamento do programa.
Para falar com a equipe, o beneficiário deverá ligar para a central de atendimento do MDS, disponível no telefone 121. Além disso, outra forma de tirar dúvidas é por meio do aplicativo do Bolsa Família, que assim como o Caixa Tem, também está disponível para Android e iOS.
Quem preferir realizar o processo pessoalmente, deverá procurar uma unidade do Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Para ser atendido, é preciso que o representante familiar leve documento de identificação com foto e CPF.