Oportunidade de emprego para os adolescentes. O programa Jovem Aprendiz estará selecionando mais de 4 mil brasileiros para desenvolver atividades nos Correios. A seleção, anunciada desde o começo do ano, teve sua data prorrogada devido ao isolamento social causado pelo coronavírus. Desse modo, os interessados poderão se inscrever até o dia 29 de maio e poderão obter salários de até R$ 490.
Segundo os Correios, o novo prazo foi estipulado para que os candidatos conseguissem ter acesso as suas documentações. A inscrição solicita que sejam enviados uma série de documentos autenticados, como certificados de matrículas, registros de nascimento, informes de renda, endereço e mais.
Com o fechamento dos cartórios e centros estudantes, o Correio informou estar ciente de que o processo fica inviabilizado. Por isso, a finalização das candidaturas que estavam previstas para o dia 30 de abril, foi estendida para 29 de maio, na expectativa de que tais serviços voltem a funcionar. Se houver necessidade, a rede informará um novo prazo.
Candidaturas
As vagas estão disponíveis em todas as regiões do país. São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, entre outras. Somente na Paraíba, por exemplo, serão ofertadas 46 oportunidades, espalhadas entre as cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Mamanguape, Cajazeiras, Patos, Pombal, Santa Rita e Sousa.
Ao todo, a seleção convocará 4.462 jovens que serão distribuídos de acordo com os endereços informados em seus cadastros. Desse total, 10% serão destinados para pessoas com deficiência e 20% para quem se declarar negro ou pardo.
Como se inscrever no Jovem Aprendiz Correios
Para se inscrever, é preciso ter entre 14 e 22 anos, estar estudando acima do 6º ano do ensino fundamental, sob a apresentação do comprovante de matricula.
O candidato não pode ter participado de outros programas de jovem aprendiz e também não deve apresentar histórico empregatício com os Correios.
Os cadastros estão sendo feitos no site dos Correios. A aprovação acontecerá por meio de uma seleção simplificada, que levará em consideração os comprovantes de renda, idade, instituição de ensino e participação em projetos sociais.
Bonificação dos classificados
Quem for aprovado deverá ter uma jornada de trabalho de 20 horas semanais, com um recebimento de R$ 490,83. Além disso, contará também com o auxílio de vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme.