Qual o futuro do ENEM? Presidente do INEP faz importante fala

Com debates sobre o Novo Ensino Médio, a possibilidade de mudança no ENEM também é real. Exame utiliza os conteúdos da última etapa da educação básica para selecionar estudantes para cursos superiores. Entenda qual o futuro possível do exame.

Qual o futuro do ENEM? Presidente do INEP faz importante fala
Qual o futuro do ENEM? Presidente do INEP faz importante fala (Imagem: FDR)

já foi o tempo em que o ENEM era utilizado apenas para avaliar a qualidade da última etapa da educação básica. Agora, ele é a principal porta de entrada para o ensino superior, se tornando uma das provas mais importantes aplicadas no país.

O Exame Nacional do Ensino Médio poderá mudar em breve para acompanhar o Novo Ensino Médio.

Mudanças no ENEM

De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Manuel Palácios, é preciso ajustar o exame.

A fala aconteceu durante sua participação em um em evento da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave) em Campinas (SP).

Segundo ele, o ENEM não pode ser congelado, apontando para uma possível atualização no exame.

Nos próximos dias o Governo Federal deve apresentar uma proposta de mudança do Novo Ensino Médio, o debate sobre o assunto acontece já há alguns dias.

No entanto, segundo um levantamento feito pelo Estadão, o ministro da Educação, Camilo Santana, preferiu não incluir o ENEM na proposta de mudança.

É importante lembrar que, o exame utiliza os conteúdos aprendidos pelos estudantes durante o ensino médio.

Isso significa que com as mudanças, em algum momento o ENEM também será impactado e poderá sofrer alterações.

Para o presidente do INEP, é necessário mudar a forma como as questões são apresentadas.

“Você vai mostrar que tudo o que o aluno aprendeu em todas as áreas, Matemática, Ciências, se traduza na compreensão de textos mais complexos”, afirmou ele, segundo o Estadão.

Para alguns secretários a discussão sobre o exame está intimamente ligada às discussões das mudanças no Ensino Médio.

Vale lembrar que recentemente houve uma tentativa, fracassada, de implementar o ENEM Digital. Esse modelo de exame seria o substituto para a prova impressa em alguns anos, no entanto, acabou gerando altos gastos e baixa adesão.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.