No último sábado (2), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou que cerca de 700 mil beneficiários do programa Bolsa Família não receberão o auxílio emergencial de R$600, pago pelo governo por conta da pandemia causada pelo coronavírus. Isso deve acontecer, pois esses não se enquadram nas regras do programa.
De acordo com ele, esses beneficiários possuem emprego com carteira assinada ou recebem outro benefício do governo, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Guimarães afirmou que um milhão de pessoas retiraram os benefícios usando seus cartões. O presidente da Caixa não detalhou o volume que foi realizado o saque pelos clientes da Caixa.
Até sábado (2), às 14 horas, 892,6 mil pessoas sacaram R$506 milhões sem o uso do cartão. A segunda parcela do pagamento do auxílio será divulgada após uma reunião com o Presidente Jair Bolsonaro, ainda nesta semana.
Guimarães afirmou que já apresentou uma proposta de datas para o ministro da Economia, Paulo Guedes e terá uma reunião com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. Depois de acertar com Onyx será realizada a reunião com Bolsonaro.
Agências abertas para Bolsa Família
As agências da Caixa estão com filas muitos grandes, segundo Pedro Guimarães, essa fila ocorre por conta dos beneficiários do Bolsa Família e os informais que não possuem conta, mas que demandam atendimento pessoas dos empregados do banco público.
De acordo com Guimarães, o banco vai ter cerca de 1,4 mil agências abertas no próximo sábado (9) para a realização do saque do auxílio.
No dia 2, 902 unidades do banco abriram e foram sacados cerca de R$505,8 milhões por 892,6 mil beneficiários, conforme o balanço preliminar.
Já foram pagos, até agora, R$35, bilhões a 50,5 milhões de pessoas. O presidente do banco estimou que a Caixa deve liberar o benefício a pelo menos cerca de mais de 10 milhões de pessoas.
Após dizer, na sexta-feira (1), que é é “impossível acabar com as filas” e que estava tomando todas as medidas para tentar reduzi-las, Guimarães afirmou neste sábado (2), que o pagamento foi “um sucesso” e que as filas formadas acabaram em poucas horas graças à melhorias de tecnologia no banco.