O PicPay é atualmente uma das contas digitais mais conhecidas pelos brasileiros e conquistou uma grande base de clientes. No entanto, a plataforma decidiu cobrar uma taxa de R$10 e muitos ficaram insatisfeitos. Saiba os detalhes.
A plataforma anunciou que passará a cobrar uma taxa chamada de “Taxa de Inatividade”, que será cobrada todos os meses. Esta nova taxa tem o valor de R$10 e será descontada do saldo que estiver disponível na conta do usuário.
PicPay decide cobrar taxa de inatividade
De acordo com o PicPay, contas inativas são aquelas que não têm movimentações financeiras ou acesso do cliente no aplicativo por 360 dias. Caso o usuário não movimente a conta por mais de 360 dias, ela será encerrada pela empresa.
No entanto, se o cliente voltar a movimentar sua conta, a taxa deixará de ser cobrada imediatamente.
A empresa explicou que esta taxa não se tornará uma dívida para as pessoas. Caso não tenha saldo na conta, não haverá desconto e a pessoa não ficará no vermelho.
Como cancelar minha conta no PicPay
Caso você não concorde com essa novidade, é possível cancelar sua conta na plataforma. Para isso, siga os passos abaixo:
- Entre no aplicativo do PicPay.
- Clique em sua foto de perfil e selecione a opção “Encerrar minha conta”.
- Obedeça os passos seguintes que serão exibidos no aplicativo
Como não pagar esta taxa?
Existem maneiras de movimentar sua conta e não pagar esta taxa de inatividade. Elas são:
- Efetuar um TED ou PIX para outra pessoa
- Fazer um saque na rede Banco24Horas
- Fazer pagamentos
- Utilizar cashback para compras no Shop ou para pagamentos dentro do app
O que disse o PicPay
A empresa se pronunciou sobre o assunto e disse o seguinte para o UOL:
“O PicPay esclarece que a cobrança de tarifa por inatividade é uma prática de mercado aplicada nas situações em que o cliente não utilizou ou abriu o aplicativo nos últimos 360 dias. A medida está contemplada nos termos de uso do PicPay e trata-se de um mecanismo utilizado pelas instituições para reduzir custos com contas sem movimentação. A companhia também reforça que a cobrança está condicionada ao saldo em conta do usuário e, portanto, não vai se configurar em dívida para o cliente”.