No início desta semana, a Receita Federal efetuou o pagamento do 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Nele, os contribuintes incluídos receberam juntos um montante de R$7,5 bilhões. Mas caso não tenha recebido sua restituição, ainda restam mais duas oportunidades. Saiba mais.
A Receita organizou em 2023, cinco lotes de pagamento da restituição do IR. Os próximos lotes serão pagos no fim deste mês e no fim de setembro.
Não recebi a restituição no terceiro lote! Quando serão pagos os próximos?
Caso não tenha sido incluído no terceiro lote, saiba que existem ainda mais duas oportunidades:
- 31/8 – 4º lote
- 29/9 – 5º lote (último)
As consultas para o quarto lote serão abertas uma semana antes, no dia 24 de agosto. No caso do quinto lote, será possível consultar os valores no dia 22 de setembro.
Como consultar a restituição do IR
Para fazer a consulta e saber detalhes da restituição, o contribuinte deve entrar no site Meu Imposto de Renda, ir na aba serviços e clicar em “Consultar a Restituição”.
Caso queira informações mais aprofundadas, acesse o e-CAC. Lá é possível saber o status da declaração e também se o documento está com alguma pendência ou divergência e se a declaração caiu na ‘malha fina’.
Através do e-CAC o contribuinte consegue fazer a retificação de possíveis erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que o próprio contribuinte gera) e senha.
Caso o crédito não seja realizado, o contribuinte pode reagendar o pagamento dos valores de maneira simples através do Portal BB, acessando esse link.
Também é possível ligar na Central de Relacionamento BB através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Como as pessoas pretendem usar o dinheiro
Grande parte do público geral também usará o valor recebido de restituição para pagar dívidas.
Depois de pagar dívidas, o destino mais citado pelos participantes da pesquisa para o dinheiro são investimentos (23%), ao passo que 17% dos entrevistados disseram que vão usar o dinheiro para pagar contas básicas e 8% querem conseguir limpar o nome. Por fim, o último motivo citado são gastos com alimentação.