Nos próximos dias, os trabalhadores beneficiários do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) receberão uma excelente notícia. A expectativa é uma valor na casa dos R$ 15 milhões para ser distribuído de forma extra.
No próximo dia 25 de julho, o Conselho Curador do FGTS irá discutir o desempenho do fundo, para definir o lucro. O estimado para o Fundo de Garantia de 2022 pode bater o recorde novamente. A boa notícia é que o prazo máximo para que o dinheiro caia na conta é 31 de agosto.
O Fundo de Garantia uma vez ao ano faz a distribuição de lucro do fundo. A quantia já tem prazo máximo para cair na conta e pode aumentar a renda da população, porém, há regras para se beneficiar com o pagamento extra.
O lucro é um direito do trabalhador que possui conta aberta no Fundo de Garantia. Vão receber todos aqueles que tinham saldo positivo até dezembro de 2022. Esse lucro é somado quando a reserva do FGTS é emprestada ao governo federal, e retorna com correção.
Segundo o documento da Advocacia-Geral da União (AGU) apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF), está estimado um resultado preliminar superior a R$ 15 bilhões. O documento foi apresentado durante o processo de reajuste das contas do Fundo.
Saque do Lucro do FGTS
O valor do lucro se soma anualmente ao valor que já está depositado na conta FGTS dos trabalhadores e a retirada do dinheiro obedece às mesmas regras do saque do fundo. Ou seja, os lucros só poderão ser sacados em casos específicos.
Confira a seguir em que situações o saque do FGTS é permitido:
- demissão sem justa causa;
- rescisão do contrato por culpa recíproca;
- aposentadoria;
- idade igual ou superior a 70 anos;
- necessidade pessoal recorrente de desastre natural;
- falecimento do trabalhador;
- ser portador de HIV ou neoplasia maligna;
- financiamento de imóvel que se encaixa no Sistema Financeiro de
- habitação;
- saque-aniversário