Muitos dos programas sociais no Brasil buscam a inclusão das pessoas que mais precisam de ajuda. Com isto, vários estados do país disponibilizam o programa conhecido como CNH Social, que dá a oportunidade de obter a habilitação gratuitamente. Recentemente, um estado abriu mais 3,5 mil vagas; confira.
Já estão abertas as inscrições para a segunda fase do programa CNH Social 2023 do Espírito Santo. São mais de 3,5 mil vagas para tirar carteira de motorista de graça, com opções para habilitações de moto, carro, ônibus e caminhão.
Algumas pessoas pensam que a CNH Social é, como os programas sociais do governo. Porém, para a surpresa de muitos, é um projeto estadual e possui variâncias de estado para estado.
Então, é necessário que estar atento(a) às regras que são impostas em sua localidade. Entretanto, é válido que ressaltar que, o programa estabelece algumas regras padrões que devem ser seguidas independente do lugar da emissão do documento.
CNH Social: Requisitos padrões
Para conseguir ter acesso ao programa CNH Social, é necessário que o cidadão tenha respeitado ao menos as regras padrões já estabelecidas pelo programa, que não divergem de estado para estado. Então, confira abaixo o que você deve possuir para obter a chance:
- Tem ao menos 18 anos;
- Não ter nenhum registro em sua carteira de trabalho;
- Saber ler e escrever;
- Se for ex-presidiário, é preciso recebe até dois salários mínimos (R$2640,00);
- Estar desempregado há ao acima de um ano (12 meses);
- Ser estudante da rede pública.
Inscrições para a CNH Social do Espírito Santo
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES). O prazo para se inscrever vai até às 23h59 do dia 28 de julho.
Para se inscrever é necessário estar ativo no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal. Além disso, é preciso estar com dados atualizados na Base Nacional do Cadastro até o dia 16 de junho de 2023.
Os interessados poderão se inscrever para obter a primeira habilitação nas categorias A (motocicleta) ou B (carro). Para quem já é habilitado, pode adicionar a categoria A ou B e a mudança de categoria D (van, micro-ônibus) ou E (caminhão e carreta).