Estes são impostos que foram ENCERRADOS com a aprovação da reforma tributária

SALESóPOLIS, SP — Os deputados precisaram trabalhar dobrado para conseguir votar a reforma tributária dentro do prazo. Na madrugada desta sexta-feira (7) os parlamentares finalmente aprovaram o texto na Câmara dos Deputados em primeiro turno, cancelando uma série de tributos que facilitarão a sua vida.

Estes são impostos que foram ENCERRADOS com a aprovação da reforma tributária
Estes são impostos que foram ENCERRADOS com a aprovação da reforma tributária (Imagem FDR)

De uma forma objetiva, a grande intenção da reforma tributária é unificar a cobrança de impostos. Para isso, cinco tributações que são feitas de forma separada e individual poderão ser extintas para que um novo imposto passe a valer em todo país. Esta mudança vai atingir, principalmente, os produtos de consumo o que tem gerado uma certa preocupação dos brasileiros.

A reforma chegou para votação dos deputados em forma de PEC (Proposta de Emenda a Constituição), e tendo aprovação total segue para análise dos senadores. A votação no Senado Federal deve acontecer o quanto antes, já que em 17 de julho tem início o recesso parlamentar e a ideia é de que até lá a PEC já esteja totalmente aprovada.

O último passo é a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que não deve se opor a medida. A aprovação da reforma tributária já percorre três décadas e movimentou o Congresso Nacional. “Estamos vivendo um momento histórico para o país e para as nossas vidas parlamentares. O país olha para esse plenário esperando uma resposta (…) justa, neutra, que dê segurança jurídica e promova o desenvolvimento econômico e social“, disse Arthur Lira presidente da Câmara.

O que muda nos impostos com a reforma tributária?

Com o avanço da aprovação da reforma tributária, os consumidores sentirão mudanças em produtos presentes no dia a dia do brasileiro. Como, alguns produtos que pertencem a cesta básica e terão alíquota zero de imposto, medicamentos que terão redução de 60% na sua tributação, entre outros.

Para que tudo isso aconteça, as mudanças nos impostos incluem:

  • Extinção de cincos impostos como: IPI (federal), PIS (federal), Cofins (federal), ICMS (estadual) e ISS (municipal);
  • Criação do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) dual:  Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituirá o ICMS dos Estados e o ISS dos municípios; Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que vai unificar os tributos federais: PIS, Cofins e IPI;
  • Três pesos de alíquotas: peso zero, reduzida de 60% e uma alíquota única.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com