O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está passando por um momento de instabilidade. Isto porque muitos problemas vem sendo identificados pela nova gestão e isto vem afetando diretamente no bolso do povo brasileiro. Então, saiba mais sobre o que vem acontecendo no órgão que impacta o seu dia a dia.
Pelo que estamos acompanhando, os problemas no INSS seguem acontecendo e prejudicando os titulares do órgão. Desde o início do ano, milhões de beneficiários estão parados na fila em busca de algo que é seu por direito. Com isto, as críticas ao órgão vem crescendo bastante e causando certo nervosismo na Previdência.
De acordo com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), o INSS está realizando ações para que o tamanho da fila seja reduzido para que mais pessoas consigam ter acesso aos benefícios que são pagos pelo órgão. Entre eles, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) é o mais demandado.
Além disto, milhares de cidadãos ainda estão na expectativa da realização de uma perícia médica do INSS, exatamente para que consiga ter acesso ao auxílio-doença ou auxílio acidente. Para esta demanda, a fila chega à quase 600 mil pessoas. Ao todo, a demanda chega à quase 1.8 milhões de pessoas.
E como será que o governo federal vem pensando para resolver esta situação? Isto você confere aqui. Então, se você faz parte dos beneficiários do INSS ou deseja ter acesso à algum auxílio, fique de olho nas informações abaixo e saiba como o governo vem buscando a resolução do problema das filas.
INSS: muita fila e pouca aprovação
Para que as filas sejam reduzidas, Carlos Lupi (PDT) já declarou que algumas medidas estão sendo postas em prática para que possa melhorar a situação. Uma delas foi a abertura de concurso para convocação de novos servidores, para que o trabalho seja agilizado. Outra solução foi aplicar uma bonificação por hora extra.
Só este ano, já foi preciso realizar multirão para análise de benefícios. Então, vê-se que a situação não está muito boa no órgão federal. A expectativa, de acordo com o ministro, é que a situação esteja normalizada até o fim deste ano. Confira o que Carlos Lupi (PDT) teve a dizer sobre a situação:
“Sabemos que os números ainda não estão bons, mas já melhoraram bastante. E vamos melhorar mais. Em 2024, veremos um novo INSS a serviço da população.”