COMEMORAÇÃO! Aposentados do INSS recebem MAIS que um salário mínimo a partir desta semana

Nesta semana tem início uma nova fase do 13º salário para os aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Depois de um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o pagamento foi antecipado para o primeiro semestre do ano. Neste mês está sendo paga a segunda parcela do benefício, e a partir do dia 3 de julho novos grupos começam a ser contemplados.

COMEMORAÇÃO! Aposentados do INSS recebem MAIS que um salário mínimo a partir desta semana
COMEMORAÇÃO! Aposentados do INSS recebem MAIS que um salário mínimo a partir desta semana (Imagem: FDR)

Conforme o funcionamento do calendário de aposentadorias e pensões prevê, o pagamento acontece em duas fases. Na semana passada deram início aos saque os aposentados do INSS cujo rendimento é de até um salário mínimo, nesse caso são pagos um grupo por dia útil. A partir desta semana, porém, além daqueles que recebem o mínimo passam a ser contemplados os demais segurados.

Ou seja, quem tem acesso a pagamentos que vão até o teto da Previdência Social. É justamente esse grupo que já pode comemorar o depósito do seu pagamento. Para todos eles, além do salário comum referente ao mês, ainda está sendo depositado 50% do valor que eles têm direito do 13º salário. Os contribuintes do Imposto de Renda têm descontos nessa parcela.

Para descobrir exatamente o quanto vai receber nesse mês, os aposentados do INSS podem fazer a consulta no aplicativo Meu INSS. Basta selecionar “Extratos” e escolher a opção “Extrato de pagamentos”, selecionando o mês de julho. Vale dizer ainda que além do Imposto de Renda, quem paga pensão alimentícia também terá desconto nessa parcela.

Calendário de pagamento dos aposentados do INSS

Para acompanhar quais aposentados do INSS terão acesso ao seu salário mais segunda parcela do 13º salário, basta estar atento ao calendário de pagamentos. Para o grupo cujo rendimento é superior ao piso, o cronograma inicia e finaliza nessa semana, já que são dois grupos beneficiados por dia.

Aqueles cujo salário é menor também finalizam o cronograma nessa semana, mas sendo um grupo contemplado por dia. Nessa ordem:

Até 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 26/06
2 27/06
3 28/06
4 29/06
5 30/06
6 03/07
7 04/07
8 05/07
9 06/07
0 07/07
Acima de 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 e 6 03/07
2 e 7 04/07
3 e 8 05/07
4 e 9 06/07
5 e 0 07/07

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com