INSS faz MUTIRÃO especial para liberar benefício para mais de 500 MIL brasileiros

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já é amplamente conhecido pela população brasileira. Normalmente, é vista pelo pagamento de alguns benefícios cedidos pelo governo federal. Porém, o que vem sendo destaque é o atraso na liberação de pagamentos. Agora, de acordo com o órgão, isto vai mudar.

Titulares do BPC têm o pagamento AMEAÇADO por importante falta de atitude
INSS faz MUTIRÃO especial para liberar benefício para mais de 500 MIL brasileiros (Imagem: FDR)

Milhões de pessoas fazem parte do grupo de beneficiários que conta com o INSS mensalmente para o pagamento de benefícios que foram cedidos pelo governo federal aos cidadãos. Porém, uma coisa que vem sendo notada negativamente pelos beneficiários são os atrasos constantes do Instituto.

Ou seja, as pessoas estão indo às agências do INSS em busca de aprovação nos principais benefícios como aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-acidente e também o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Porém, as pessoas estão demorando bastante para receber qualquer retorno.

Então, as críticas se agravaram tanto, principalmente pelo feito de que existem pessoas que não estão tendo qualquer tipo de renda devido aos atrasos na aprovação de programas, que foi necessário o estabelecimento de uma força-tarefa para que os beneficiários do INSS não sejam gravemente penalizados.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), garantiu que, a partir deste mês de junho, o INSS entrará em uma nova fase de aprovações para os principais benefícios pagos pelo órgão. Porém, eles começaram pela maior demanda, que já acumula mais de 514 mil cidadãos aguardando na fila. Confira abaixo.

Como o INSS vai resolver o problema das filas?

Para reduzir o tamanho das filas, o INSS fará, nos meses de junho e julho, um multirão para que as pessoas que estão há muito tempo na fila tenham algum tipo de resposta e, se possível, até mesmo a aprovação. Para iniciar os trabalhos, o ministro garantiu que o alvo principal serão as aprovações do BPC.

Isto porque são mais de meio milhão de pessoas que aguardam a aprovação do benefício. Para isto, foram selecionadas as quatro cidades que mais possuem pedidos do BPC para que possam realizar a resolução destes problemas. Confira abaixo os quatro munícipios escolhidos por ordem de data do multirão:

  • Caruaru (PE) – 03 e 04 de junho
  • Manaus (AM) – 17 e 18 de junho
  • Imperatriz (MA) – 24 e 25 de junho
  • Montes Claros (MG) – 1 e 2 de julho

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.