MENTIRA! Notícia sobre BLOQUEIOS no Bolsa Família assustam os beneficiários

Uma nova fake news envolvendo bloqueios no Bolsa Família viralizou na internet nos últimos dias. Tem sido compartilhado em massa, uma foto na qual uma mulher chora abraçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A alegação enganosa associa a atitude da cidadã à perda do benefício social. 

MENTIRA! Notícia sobre BLOQUEIOS no Bolsa Família assustam os beneficiários
MENTIRA! Notícia sobre BLOQUEIOS no Bolsa Família assustam os beneficiários. (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

O presidente esteve na capital baiana na última quinta-feira, 11, para o lançamento da Lei Paulo Gustavo. Durante o discurso, foi interrompido por uma mulher que tentava lhe dar um papel e acabou subindo ao palco chorando. Na ocasião, ela se ajoelhou diante do petista e disse: “O nosso povo está morrendo”! Nota-se que em momento algum há menções ao Bolsa Família

Em seguida, Lula assina o documento e a mulher é conduzida para fora do palco pela primeira-dama Janja Lula da Silva. A personagem da foto polêmica é Rose Meire dos Santos Silva, líder do Quilombo Rio dos Macacos, a qual teria ido à solenidade para entregar ao petista, uma lista dos problemas enfrentados pela comunidade em virtude dos conflitos territoriais. 

Em momento algum, a situação tinha qualquer ligação com os bloqueios de cadastros irregulares do Bolsa Família. Reforçando a veracidade do real ato representado pela foto, o quilombo disponibilizou nas redes sociais, uma cópia completa do documento entregue a Lula

“A comunidade Quilombo Rio dos Macacos atualmente vem enfrentando diversas dificuldades, como a falta de políticas públicas: saneamento básico, estrada, moradia, educação, iluminação pública e água encanada/potável”, diz o ofício. 

Origem dos bloqueios no Bolsa Família

A foto polêmica que cria uma fake news em torno de bloqueios no Bolsa Família, já acumula mais de 722 mil visualizações, 18,7 mil curtidas e 4,8 mil comentários no Instagram.

A pauta usada para evidenciar uma notícia enganosa se refere ao fato de que o Governo Federal teria bloqueado o benefício social para os segurados do antigo Auxílio Brasil. 

A veracidade dos fatos gira em torno de um pente-fino realizado pelo Governo Federal desde o mês de fevereiro de 2023. A medida, no entanto, é focada na exclusão de cadastros irregulares no sistema do Cadastro Único (CadÚnico) e que, portanto, recebem o Bolsa Família indevidamente, 

Os bloqueios e exclusões, inclusive, foram anunciados pelo próprio Governo Federal desde o início do ano. Desta forma, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), realizou o processo de Qualificação Cadastral de 2023. 

O resultado foi o bloqueio de 1,2 milhão de beneficiários devido ao descumprimento das regras de elegibilidade do Bolsa Família. Os principais cadastros afetados foram aqueles de famílias unipessoais, cidadãos que alegaram morar sozinhos. 

Mas ainda existe uma luz no fim do túnel. Os segurados surpreendidos pelo bloqueio do Bolsa Família, têm a chance de reaver os pagamentos da transferência de renda.

Para isso, é preciso que se dirijam à uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), departamento responsável por gerenciar ações relacionadas ao CadÚnico, e fazer a atualização dos dados cadastrais.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.