Deputados estudam ‘big brother’ nas escolas para reduzir casos de violência. Entenda a proposta

Preocupação com a segurança de estudantes pode fazer com que um esquema de segurança seja implementado nas escolas. Ataques recentes que terminaram com mortes são motivo de preocupação não só entre os pais e responsáveis.

Deputados estudam 'big brother' nas escolas para reduzir casos de violência. Entenda a proposta
Deputados estudam ‘big brother’ nas escolas para reduzir casos de violência. Entenda a proposta (Imagem: FDR)

Dois ataques recentes que terminaram em mortes dentro de escolas levantaram um importante debate sobre a segurança no ambiente escolar. Um levantamento feito pela Folha apontou que foram feitas mais de 100 propostas nas Assembleias Legislativas de todo o país.

Manter os estudantes seguros dentro do ambiente escolar é a grande preocupação em todas as propostas.

Medidas para segurança nas escolas

Segundo os dados levantados, a maioria dos projetos propõe as seguintes medidas:

  • Detectores de metais: em cinco estados, 25 projetos de lei propõe a instalação de portas com sistema que detecta metais ou portas giratórias. A ideia é utilizar um sistema semelhante ao utilizado em bancos.
  • Programas Preventivos de Segurança: 10 estados possuem propostas mais detalhadas onde ações de monitoramento para prevenção dessas situações e a adoção de protocolos quando ataques acontecerem.
  • Videomonitoramento: 12 projetos de 9 estados propõem a instalação de sistemas de vigilância no estilo BBB mesmo, onde os estudantes serão acompanhados e as imagens poderão ser armazenadas.
  • Polícia nas escolas: 7 estados possuem propostas nesse sentido, mesmo que de formas diferentes, em algumas se propõe a contratação de policias reformados para a segurança nas escolas, em outros os policiais de folga fariam esse serviço.
  • Botão do pânico: 9 projetos em 7 estados preveem a implantação obrigatória de botão de pânico em todas as escolas. O sistema, após ser acionado, enviaria uma mensagem para a polícia ou para empresas de segurança que se deslocariam até a unidade escolar. Um sistema parecido é utilizado em alguns estados para o acompanhado de mulher em situação de violência doméstica.

Além dessas propostas, é necessário criar ações que diminuam o bullying e que diminuam a circulação de conteúdos violentos nas redes sociais.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.