O WhatsApp é o aplicativo de troca de mensagens mais popular do país e a partir de agora será possível efetuar pagamentos para empresas através dele. A Meta, empresa proprietária da plataforma, liberou este serviço no Brasil e ele já está disponível para todos.
Pagamentos via WhatsApp para empresas
Anteriormente, o aplicativo já permitia o envio de valores entre pessoas físicas. Agora, esta nova modalidade tem foco nas empresas.
Para utilizar esta nova possibilidade de pagamento é necessário configurar o Meta Pay, função do aplicativo que permite pagamentos. Estão autorizados para serem usados cartões de crédito, débito e pré-pagos. O procedimento é parecido com o de pessoas físicas, no entanto no caso deste novo recurso, a adesão é realizada pelo WhatsApp Business.
Como fazer pagamentos para empresas através do WhatsApp
O procedimento para efetuar pagamentos é bem simples. Faça o seguinte:
- Para começar, cadastre um novo cartão de crédito em sua conta
- Abra a conversa com a empresa e clique em pagamentos. Você verá neste momento a opção de configuração da conta de pagamentos
- Aceite os Termos de Serviço, crie uma senha de 6 dígitos ou use a impressão digital. Logo depois, clique em Avançar;
- Serão solicitados dados como CPF, CEP, endereço completo e data de nascimento. Logo depois serão pedidos os dados do cartão: número, código CVV e validade.
- Após isso, já é possível efetuar pagamentos
O status de todas as transações será disponibilizado na conversa e no histórico de pagamentos no WhatsApp. Quando um pagamento for realizado, o status vai indicar como “Efetuado”. Segundo o progresso da transação, também aparecem status como “Solicitado”, “Processando”, “Pendente”, “Não efetuado” e “Expirado”.
Bancos autorizados
O Banco do Brasil, que já havia liberado o serviço para pessoas físicas, também disponibilizou o recurso para pessoas jurídicas.
Para aceitar pagamentos efetuados por clientes de seus cartões de crédito, débito ou múltiplo no aplicativo WhatsApp Business, é preciso adicionar uma das contas dos parceiros Cielo, Mercado Pago ou Rede.
O serviço é seguro?
De acordo com Daniela Machado, diretora global de marketing e produtos da C&M Software, questões de segurança podem aparecer ao passo que o serviço se torne mais popular entre empresas e pessoas.
“A iniciativa é interessante, mas chegou atrasada ao mercado brasileiro devido à alta adesão do Pix, diminuição da participação das maquininhas no comércio e baixíssima credibilidade do app em gestão de segurança, transparência de informação e alto volume de golpes através que são realizados diariamente no Whatsapp”, disse ela ao Isto É Dinheiro.