Lote extra do PIS é CONFIRMADO pela Caixa e consulta já está disponível

Como muitos já sabem, o pagamento do Programa de Integração Social (PIS) é feito com base em calendário divulgado pelo banco responsável pelo depósito: a Caixa Econômica Federal. Pois bem, fiquem atentos(as) pois a Caixa liberou uma consulta ao lote extra de pagamentos. Ficou interessado(a)? Acompanhe agora.

O calendário do BOLSA FAMÍLIA 2023 será anunciado ainda este ano? Veja as previsões de pagamento
Lote extra do PIS é CONFIRMADO pela Caixa e consulta já está disponível (Imagem: FDR)

O pagamento do PIS é essencial para os trabalhadores que exercem a sua profissão no regime CLT. Ou seja, aquelas pessoas que possuem a sua carteira de trabalho assinada por um empregador privado. Estas pessoas possuem alguns benefícios que somente as pessoas em regime CLT tem. Vamos lembrar alguns.

Além, claro, próprio pagamento do PIS, aqueles que possuem a carteira de trabalho assinada tem o benefício de possuírem um seguro-desemprego, caso sejam demitidos sem justa causa, férias remuneradas, acesso ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); entre outros direitos trabalhistas.

Desta forma, surgem vantagens para as pessoas formalmente empregadas. Mas, uma das principais vantagens é o próprio PIS. Esse benefício chega a ter um “irmão”, conhecido como PASEP. A diferença entre eles é muito pequena, pois o intuito dos dois benefícios é basicamente o mesmo: ajudar o trabalhador.

O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, também conhecido como PASEP, é responsável pelo auxílio financeiro para os trabalhadores do regime público ou estatal. Desta forma, esta se torna a principal diferença entre eles, além da fonte de pagamento, sendo o PIS pela Caixa e o PASEP pelo Banco do Brasil.

O PIS será liberado para um novo público?

A Caixa liberou, nesta segunda-feira, 10/04, a disponibilidade de uma nova checagem por parte dos trabalhadores. Esta verificação será feita para saber se a pessoa pode, ou não, receber o benefício. Esta iniciativa veio após uma nova leva de dados serem verificados pelo Ministério do Trabalho.

Se após verificação, se o trabalhador perceber que pode participar do programa, os pagamentos serão feitos em conjunto com aqueles que já fazem parte do projeto e que nasceram nos meses de maio e junho; com o pagamento previsto para o dia 17/04.

Como participar do PIS?

Para integrar o PIS/PASEP, os trabalhadores precisam estar inscritos no programa há, no mínimo, cinco anos; possuir ao menos 30 dias de serviços prestados no ano-base para o pagamento; além de possuir, em média, uma remuneração mensal de até dois salários mínimos.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.