Caixa cria linha de crédito destinada para pessoas PCD; veja como solicitar

Ainda este mês, a Caixa Econômica irá abrir uma linha de crédito com objetivo de financiar produtos e serviços de tecnologia assistiva voltado para o público PCD. Confira os detalhes sobre esta novidade.

Bancos e lotéricas sofrem mudanças no horário de funcionamento durante o carnaval; acompanhe
Caixa cria linha de crédito destinada para pessoas PCD; veja como solicitar (Imagem: FDR)

De acordo com a Caixa, os valores para contratação da linha para PCD ficarão entre R$5 mil e R$30 mil.

Linha PCD Caixa Econômica

Esta nova linha será subsidiada pelo governo federal, contará com taxas de 6% ao ano para clientes que possuem renda de até cinco salários mínimos, e de 7,5% para clientes com renda entre cinco e dez salários. O prazo de pagamento é de até 60 vezes.

A compra de alguns bens e serviços, de acordo com a Caixa, poderá precisar da apresentação de documento médico.

A novidade foi apresentada no início desta semana pela presidente da Caixa, Rita Serrano, em reunião do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).

Como será a contratação da linha PCD

Os interessados poderão fazer a contratação nas agências, devendo apresentar documentos pessoais. Caso o crédito seja aprovado, o cliente recebe uma carta de crédito, que possibilita a solicitação do equipamento ou serviço com as empresas credenciadas, assim como a emissão da nota fiscal.

Portando a nota fiscal, o cliente poderá finalizar a assinatura do contrato, e o valor da compra será repassado diretamente para a conta do fornecedor na Caixa.

Os documentos necessários para adquirir o Crédito PcD CAIXA, são:

  • Documento de identidade
  • CPF
  • Comprovante de endereço atualizado
  • Comprovante de renda
  • Recomendação de profissional da saúde com a correta identificação dos itens financiados (Laudo médico, Prescrição médica ou receituário), se for o caso.
  • Nota fiscal com a correta identificação dos itens financiados.
  • Para os serviços de adaptação de imóvel residencial para acessibilidade é necessário apresentação de documentação complementar, com aprovação de processo arquitetônico.
  • É necessário que a empresa fornecedora dos bens e serviços de tecnologia assistiva, seja correntista CAIXA e possua a Identificação de Fornecedores PcD, confira junto ao seu gerente.

 

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.