O prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda já começou a restituição será paga em cinco lotes estabelecidos pela Receita Federal. No entanto, o pagamento da restituição pode acabar atrasando. Saiba o que fazer neste caso.
Aqui você saberá o que fazer caso não receba sua restituição do IR no tempo certo. Confira os detalhes:
Restituição atrasada! O que fazer?
O pagamento é realizado pela Receita Federal através do Banco do Brasil. Os valores são transferidos ao BB, que faz os depósitos nas contas bancárias informadas pelos contribuintes. O contribuinte que não recebe pode buscar o dinheiro pessoalmente e tem quem receba ou não resgate.
A restituição foi liberada mas não depositada
Neste caso, é preciso contatar o BB por algum canal de atendimento ou presencialmente para pedir o reagendamento do pagamento. A orientação é esperar um dia útil desde a data do pagamento do lote em que sua restituição foi incluída, uma vez que os valores podem ser creditados logo depois.
É dado um prazo de até um ano para que o contribuinte resgate a restituição. Caso você esqueça de resgatar o valor, é preciso preencher um “pedido de pagamento de restituição”, através do site da Receita Federal.
Minha restituição não foi liberada
Por fim, normalmente neste caso, o problema está ligado a inconsistência nos dados apresentadas no IR ou em erros na informação da conta bancária. Nesta situação, o contribuinte deve corrigir essas informações junto a Receita.
Restituição em 2023
Neste ano foi criada uma nova faixa de prioridade justamente para quem optou por receber a restituição pelo PIX.
A prioridade máxima segue sendo dos seguintes grupos:
- Idosos com mais de 80 anos;
- idosos entre 60 e 79 anos;
- contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
Desta forma, quem optou por alguma das opções citadas acima, recebe sua restituição logo depois dos grupos prioritários.
Calendário da Restituição do IR 2023
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro