Uma das modalidades de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é o saque-aniversário. Este possibilita que o cidadão possa sacar parte do benefício no mês do seu aniversário. Porém, algumas pessoas optam por retornar ao antigo sistema. Como fazer? Onde fazer? Vamos te mostrar agora. Confira!
O FGTS faz parte de um dos direitos que o cidadão que possui a sua carteira de trabalho assinada, ou que trabalhe em regime CLT, tem. Do seu salário mensal, são descontados 8% que vão direto para a sua conta do FGTS. O intuito do benefício é “forrar a queda” do cidadão no caso de demissão ou aposentadoria.
Desta forma, aquelas pessoas que não formaram algum tipo de poupança ou renda passiva não é extremamente afetado, possuindo 8% do seu salário mensal acumulado de anos de trabalho. Uma das condições do FGTS é a permanência do capital na sua conta, podendo ser retirado apenas em situações específicas
Por exemplo, o FGTS tem, de fato, o intuito de ser uma poupança. Na conta, o seu dinheiro não ficará parado, sofrendo reajustes anuais e aumentando o valor somente por deixar o seu dinheiro lá. Entretanto, em 2019, o governo de Jair Bolsonaro lançou a modalidade saque-aniversário.
O saque-aniversário permite que você saque parte do seu saldo no mês do seu nascimento. Porém, após a solicitação de mudança, o trabalhador só poderá voltar ao modelo saque-rescisão após dois anos de espera. Isto significa que, caso você seja demitido neste meio tempo, você não poderá sacar o seu saldo.
Como fazer a mudança de saques no FGTS?
Para as pessoas que desejam fazer a mudança do saque, seja indo para o modelo aniversário ou voltando ao modelo rescisão, a solicitação deve ser feita pelo aplicativo FGTS, disponível na Play Store e também na App Store. Nele, além de visualizar o saldo da sua conta, diversas outras opções são disponibilizadas.
Entre utilizando a sua conta Gov, clique na opção “Saque Aniversário do FGTS” e escolha a modalidade que você prefere. Estarão disponíveis as opções “Modalidade Saque-Aniversário” e “Modalidade Saque-Rescisão”. Ao escolher, lembre-se que o tempo para retornar ao modelo anterior é de 25 meses.