Arrependido do saque-aniversário do FGTS? Veja quais as condições para receber a rescisão

Uma das modalidades de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é o saque-aniversário. Este possibilita que o cidadão possa sacar parte do benefício no mês do seu aniversário. Porém, algumas pessoas optam por retornar ao antigo sistema. Como fazer? Onde fazer? Vamos te mostrar agora. Confira!

Foi demitido? Saiba como solicitar o saque-rescisão do FGTS e quais os documentos necessários
Arrependido do saque-aniversário do FGTS? Veja quais as condições para receber a rescisão (Imagem: FDR)

O FGTS faz parte de um dos direitos que o cidadão que possui a sua carteira de trabalho assinada, ou que trabalhe em regime CLT, tem. Do seu salário mensal, são descontados 8% que vão direto para a sua conta do FGTS. O intuito do benefício é “forrar a queda” do cidadão no caso de demissão ou aposentadoria.

Desta forma, aquelas pessoas que não formaram algum tipo de poupança ou renda passiva não é extremamente afetado, possuindo 8% do seu salário mensal acumulado de anos de trabalho. Uma das condições do FGTS é a permanência do capital na sua conta, podendo ser retirado apenas em situações específicas

Por exemplo, o FGTS tem, de fato, o intuito de ser uma poupança. Na conta, o seu dinheiro não ficará parado, sofrendo reajustes anuais e aumentando o valor somente por deixar o seu dinheiro lá. Entretanto, em 2019, o governo de Jair Bolsonaro lançou a modalidade saque-aniversário.

O saque-aniversário permite que você saque parte do seu saldo no mês do seu nascimento. Porém, após a solicitação de mudança, o trabalhador só poderá voltar ao modelo saque-rescisão após dois anos de espera. Isto significa que, caso você seja demitido neste meio tempo, você não poderá sacar o seu saldo.

Como fazer a mudança de saques no FGTS?

Para as pessoas que desejam fazer a mudança do saque, seja indo para o modelo aniversário ou voltando ao modelo rescisão, a solicitação deve ser feita pelo aplicativo FGTS, disponível na Play Store e também na App Store. Nele, além de visualizar o saldo da sua conta, diversas outras opções são disponibilizadas.

Entre utilizando a sua conta Gov, clique na opção “Saque Aniversário do FGTS” e escolha a modalidade que você prefere. Estarão disponíveis as opções “Modalidade Saque-Aniversário” e “Modalidade Saque-Rescisão”. Ao escolher, lembre-se que o tempo para retornar ao modelo anterior é de 25 meses.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].