Como pode um abono salarial acima de R$ 1,2 mil ter sido esquecido? Na verdade, o que acontece é que muitas pessoas que teriam direito ao PIS/PASEP podem não ter conhecimento sobre o benefício. De acordo com informações oficiais, quase 400 mil trabalhadores teriam direito ao benefício que foi pago em 2020, mas não resgataram a quantia. O valor ainda pode ser recebido.
O PIS/PASEP é um benefício trabalhista, conhecido também como abono salarial, e que todos os anos contempla com até um salário mínimo os trabalhadores de baixa renda. Para recebê-lo é preciso ter trabalhado no ano-base recebendo no máximo dois salários mínimos por mês. Em 2023, por exemplo, o ano-base a ser considerado é 2021.
O dinheiro esquecido em questão é referente ao ano-base 2020, ou seja, vale para quem cumpriu com as regras naquele ano. Do total de pessoas que ainda não resgataram o benefício, 120.947 são trabalhadores da iniciativa privada, referente ao PIS (Programa de Integração Social). Enquanto 279.028 não resgataram os valores referentes ao Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).
A quantia limitada a R$ 1.212 poderia ter sido sacada até 29 de dezembro do último ano, mas muitos brasileiros não conseguiram recebê-la. Desde que o calendário de pagamentos do PIS/PASEP 2023 começou, esse grupo ganhou a oportunidade de solicitar o benefício novamente. O prazo para resgate é de 5 anos até que o abono seja cancelado.
Quem pode ter dinheiro esquecido do PIS/PASEP?
Caso o cidadão tenha cumprido com as regras abaixo no ano de 2020, ele pode ter dinheiro esquecido do PIS/PASEP.
- Trabalhando com carteira assinada há pelo menos cinco anos;
- Ter atuado por no mínimo 30 dias com carteira assinada;
- Recebido no máximo dois salários mínimos por mês;
- Ter sido incluso na declaração de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) enviada pelo empregador.
Para ter certeza sobre a contemplação nesse benefício, basta fazer a consulta no App Carteira de Trabalho Digital na aba “Benefícios” e depois “Abono salarial” escolhendo o ano-base 2020.
Como resgatar o PIS/PASEP esquecido
Devido o prazo inicial não ter sido respeitado agora é necessário solicitar formalmente o resgate do PIS/PASEP. O trabalhador pode usar os seguintes canais:
Por telefone
- PIS: Alô Trabalhador da Caixa – telefone 158;
- PASEP: Central de Atendimento do Banco do Brasil – telefone 4004-0001 ou 0800.0729-0001.
E-mail:
- Endereço eletrônico “trabalho.uf@economia.gov.br“, sendo que no lugar das letras “uf” deve ser colocada a sigla do estado onde reside.
Aplicativo:
- App Carteira de Trabalho Digital;
- App Gov.br.
Presencialmente
- Unidade do Ministério do Trabalho;
- Agência da Caixa Econômica para o PIS;
- Agência do Banco do Brasil para o PASEP.