Neste início de ano, o governo Lula vem estabelecendo diversas medidas focadas na grande parcela da população que vive em situação de vulnerabilidade econômica e/ou social. Uma das principais assistências do governo federal é o recém-lançado Minha Casa Minha Vida. Acompanhe a notícia e saiba mais.
O Minha Casa Minha Vida é lançado em meio a grandes projetos sociais feitos pelo governo Lula. O Bolsa Família retornou com o seu nome original e com um novo valor base; o Mais Médicos, programa lançado no governo Dilma, também está retornando; e o aumento do salário mínimo são algumas das novidades.
Dentre essas categorias, Lula decidiu aumentar o salário mínimo e também o Bolsa Família, buscando, também, retirar novamente o país do mapa da fome. O Brasil enfrentou uma grave crise durante a pandemia, fazendo com que milhões de pessoas voltassem ao status da fome.
Já na habitação, a situação foi priorizada devido à situação que foram encontrados os habitacionais do programa, onde, de acordo com dados do novo governo, foram encontradas mais de 185 mil obras inacabadas, outro grande problema que terá de ser enfrentado pelo presidente Lula.
Novidades no Minha Casa Minha Vida
Agora, haverá um reajuste para os beneficiários da Faixa 1 do programa. As casas do projeto são prioridade para os integrantes da Faixa 1. O reajuste deverá mudar o valor que hoje é de R$1.800 e, com a mudança, conseguirá atingir ainda mais pessoas, limitando o valor à R$2.640 (dois salários mínimos).
O governo planeja destinar no mínimo 50% das casas do projeto para esta demanda. Ao todo, o governo Lula tem o objetivo de construir 2 milhões de habitações em todo o país, até o fim do mandato, em dezembro de 2026. O programa atende a população rural e também urbana.
O MCMV ainda deve ser votado no Congresso Nacional
O Minha Casa Minha Vida já foi anunciado pelo governo Lula por meio de uma Medida Provisória (MP) que ainda precisa ser votada em Congresso Nacional. A MP tem prazo de 120 dias para ser votada; caso contrário, perde o efeito e será necessário outra MP.