Governo reativa imposto que afetará diretamente o bolso dos trabalhadores

Para aqueles que possuem veículos próprios, tornou-se quase que um investimento manter o padrão estabelecido. Se você achava que a sua gasolina estava cara, preste muita atenção na informação abaixo. Vamos te falar como um imposto pode alterar a próxima vez que você for abastecer. Acompanhe.

Gasolina mais cara? Entenda porque Lula não REDUZIU o preço dos combustíveis
Governo reativa imposto que afetará diretamente o bolso dos trabalhadores (Imagem: FDR)

O governo federal, durante um dos períodos mais letais do Brasil, optou por fazer o congelamento de uma conhecida taxa sobre o preço dos combustíveis, o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O tributo é cobrado de forma estadual, sendo gerido por seus representantes eleitos.

Porém, a medida foi tomada para que não houvesse a cobrança desse tributo para com a população, evitando, assim, que existisse a supervalorização de um item considerado essencial, gerando baixa demanda e, consequentemente, alguns efeitos colaterais.

Efeitos como aumento no preço do gás de cozinha, que também é combustível; motoristas de aplicativos estavam com muita dificuldade para manter o seu trabalho lucrativo; ou seja, estava gerando um prejuízo econômico e social em corrente para todos os estados da federação.

O que os estados estão fazendo sobre os impostos?

O ICMS havia sido congelado em outubro de 2021. Agora, em março de 2023, os governadores procuram formas de atualizar a alíquota imposta pela taxa, que normalmente gira em torno de 17-18%. Estados buscam aumentar a taxa para 19%, no mínimo.

Além disso, os governos buscam fazer o aumento do Preço Médio Ponderado Final (PMPF). Esse PMPF é sondado por representantes do estado a cada 15 ou 30 dias, visando nivelar, da melhor forma possível, o preço de distribuição e venda na ponta para os consumidores gerais.

Já são 20 estados, e o Distrito Federal, que anunciaram o aumento do PMPF em seus respectivos territórios, causando desgaste com a população que verá o preço dos combustíveis aumentar mais uma vez.

De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), após as mudanças estabelecidas pelos estados sobre o PMPF, já foi registrado um aumento de R$0,49 na média nacional referente a 1L de gasolina. Então, não seja surpreendido quando for abastecer e perceber um aumento no preço final.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.