Além do auxílio emergencial nacional que serviu como ajuda financeira durante os meses mais difíceis da pandemia, alguns estados criaram o seu próprio auxílio. Foi o caso do Rio Grande do Sul, que instituiu o Auxílio Emergencial Gaúcho. Nessa semana, a partir do dia 10, começa um novo cadastramento para a terceira etapa desse projeto.
O Auxílio Emergencial Gaúcho entra na sua terceira etapa. Em 2021 foram beneficiados mulheres chefes de família e empresas do Simples Nacional, com atividade principal nos setores de alojamento, alimentação e eventos. Mas, somente agora em 2023 será possível finalizar esse benefício, contemplando um outro nicho que foi atingido pelas restrições da pandemia de Covid-19.
De acordo com a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, Danielle Calazans, o atraso na liberação do auxílio emergencial para 2023 tem algumas justificativas. Entre elas, às carências de autorizações de acesso a dados da União, e as restrições que foram impostas pelo ano eleitoral e por questões orçamentárias em 2022.
“Resolvidos esses entraves, e identificados o total de beneficiados, o governo dá continuidade ao programa de forma imediata, e com recursos previstos no orçamento de 2023 na ordem de R$ 61,5 milhões, o que beneficiará 76,9 mil estabelecimentos e profissionais formais desempregados“, destaca Calazans.
Quem vai receber o Auxílio Emergencial Gaúcho?
Nesse terceiro lote serão contemplados pelo Auxílio Emergencial Gaúcho o grupo que não havia sido beneficiado com a parcela da ajuda. Dessa vez serão contemplados pela ajuda financeira os profissionais formais desempregados dos setores de:
- Alojamento;
- Alimentação;
- Eventos.
De acordo com o governador do estado, Eduardo Leite, finalmente o estado poderá cumprir com as promessas. E ainda “honrar essa promessa e contribuir para minimizar o impacto da pandemia nessa parcela dos gaúchos“.
Como receber o auxílio emergencial
De 10 de março a 10 de abril, os proprietários das empresas de segmentos mencionados deverão fazer sua inscrição para receber o auxílio emergencial por esse link. O cadastramento é online, e por meio dele haverá a análise técnica das documentações e dados apresentados para liberar o benefício via Secretaria Estadual de Turismo (Setur).
O valor é de R$ 800 em uma parcela única. O saque deve ser feito no Banrisul por meio de Conta Corrente/PIX de chave CPF, no período de 5 de maio a 30 de junho. As ordens de pagamento respeitarão 90 dias.