Governo inicia exclusão de cadastros dentro do Bolsa Família; saiba se corre perigo

Como prometido durante a campanha eleitoral, Luís Inácio Lula da Silva, que iniciou em 2023 seu terceiro mandato como presidente, trouxe de volta o Bolsa Família. O programa de transferência de renda foi criado em 2003 e viabilizou a saída de cerca de 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza.

Quem está no Auxílio Brasil precisa se inscrever no Bolsa Família? Entenda como será a transição
Governo inicia exclusão de cadastros dentro do Bolsa Família; saiba se corre perigo. (Imagem: FDR)

Para a nova fase do programa, Lula pretende priorizar a população que se encontra em situação de insegurança alimentar, já que o país voltou ao mapa da fome nos últimos anos. Para isso acontecer, será necessária a suspensão do benefício para uma parte das famílias que hoje recebem o depósito mensal.

Desde janeiro, cerca de 21 milhões de pessoas continuaram recebendo o pagamento. Esse é o número total de inscritos no Auxílio Brasil, programa criado durante o governo de Jair Bolsonaro e que substituiu o Bolsa Família.

Como foi criado em um contexto emergencial, o Auxílio Brasil incluiu um número de cadastros maior do que o planejado, por isso o atual governo pretende reduzir o grupo de beneficiários.

Como primeira medida para “enxugar” os cadastrados, o Governo Federal fará uma chamada para que famílias induzidas a se inscrever indevidamente no Cadastro Único (CadÚnico) para receber o Auxílio Brasil removam o seu registro da base de dados voluntariamente. A solicitação já pode ser feita no aplicativo do CadÚnico de segunda a sexta, das 7h às 21h.

O exemplo mais comum de inscrições consideradas incorretas é o de pessoas que declararam morar sozinhas, mas que moram com a família e, dessa forma, recebiam mais de um benefício por mês. Esse caso é considerado pelo governo como a maior fonte de fraudes no Bolsa Família.

O Ministério do Desenvolvimento Social estima que 2,5 milhões de pessoas estejam recebendo o depósito mensal indevidamente. Só em 2023, 5 milhões de pessoas se cadastraram como “morando sozinhas” na inscrição do CadÚnico, necessária para receber qualquer auxílio do governo.

Passo a passo para excluir a inscrição do Cadastro Único

  • Acesso o site ou o aplicativo do Cadastro Único;
  • Selecione a opção “Consulta completa” e, em seguida, “Voltar”;
  • Selecione a opção em vermelho “Cancele o seu cadastro” para confirmar a decisão.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Emília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.