Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS já podem emitir o informe de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2023. O extrato inclui informações sobre pagamentos temporários, como auxílio-doença, e pode ser acessado tanto pelo portal Meu INSS quanto pelo aplicativo, disponível para dispositivos iOS e Android. Não é necessário ir a uma agência da Previdência Social.
Com a abertura do prazo para entrega das declarações de 2023 no dia 15 de março, é importante lembrar que a Receita Federal pode aplicar multas de até 20% do valor devido para aqueles que perderem o prazo de declaração. O cidadão que teve rendimentos superiores a R$ 28.559,70 em 2022 é obrigado a declarar o imposto.
Para quem deseja fazer a consulta sem senha, o site extratoir.inss.gov.br pede o CPF, a data de nascimento, o nome e o número do benefício do segurado. O extrato de rendimentos é importante para que o contribuinte tenha em mãos todas as informações sobre os valores recebidos do INSS ao longo do ano passado.
O contribuinte não precisa se deslocar a uma agência previdenciária para obter o extrato de rendimentos, já que ele pode ser obtido de forma online, seja pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS.
Como emitir extrato do INSS para declarar no IR 2023
Existem duas formas de consultar o seu extrato. Confira abaixo:
Pelo site ou aplicativo do MEU INSS
- Acesse meu.inss.gov.br ou baixe o aplicativo no seu smartphone
- Clique em “Entrar com gov.br”
- Informe o CPF e vá em “Continuar”
- Digite sua senha e clique em “Entrar”
- Na página inicial, clique em “Extrato do Imposto de Renda”
- Selecione o ano calendário de 2022
- Clique sobre o número de benefício e o documento será aberto
- Encontre os valores recebidos nas linhas “3 – Rendimentos Tributáveis, Deduções e Imposto Retido na Fonte” ou “4 – Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”
- Para salvar, clique em “Baixar PDF” na parte inferior da tela.
Pelo site Extrato IR
- Acesse o site extratoir.inss.gov.br;
- Informe número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário e CPF;
- Marque a caixa “Não sou um robô” e, em seguida, vá em “Consultar”;
- Visualize o extrato do IR;
- Role até embaixo da página para imprimir.