Governo do Ceará distribui novos tíquetes do vale-gás para estiver dentro dessas regras

Além do vale-gás que é pago em nível federal para famílias inscritas no Cadastro Único, cuja renda não ultrapassa meio salário mínimo por pessoa. O governo do estado do Ceará também oferece esse mesmo benefício para as famílias vulneráveis. O benefício chamado de Vale Gás Social é distribuído pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Governo do Ceará distribui novos tíquetes do vale-gás para estiver dentro dessas regras
Governo do Ceará distribui novos tíquetes do vale-gás para estiver dentro dessas regras (Imagem: FDR)

A lei que criou o vale-gás no estado do Ceará foi sancionada em 14 de setembro de 2021. Desde então, o governo estadual libera até três vezes ao ano a recarga gratuita do botijão de gás à população cearense em situação de vulnerabilidade social. A ideia é que essas famílias consigam receber a ajuda capaz de garantir que tenham como promover alimentação dos seus membros.

O valor do botijão de gás de cozinha subiu consideravelmente no último ano, sendo justamente o que motivou a criação do auxílio em nível nacional. Nesse caso, é liberada uma ajuda financeira de 100% do valor da média nacional do que é cobrado para esse produto. Em fevereiro, por exemplo, foi liberada a parcela de R$ 112, quantia medida pelo ANP (Agência Nacional do Petróleo).

É importante dizer, no entanto, que aqueles que recebem o benefício federal não terão acesso ao pagamento do vale-gás estadual. Ou seja, não é possível receber a quantia de forma duplicada. A seleção acontece por meio da inscrição no Cadastro Único, por isso é importante estar com os dados sempre atualizados.

Como funciona o pagamento do vale-gás no Ceará

Em 2023, a expectativa é de que a distribuição dos tíquetes que dão direito ao vale-gás acontecerá nos meses de março, junho ou julho e novembro. Diferente do benefício federal, nesse os contemplados não recebem dinheiro, mas sim um tíquete que deve ser trocado por uma recarga de botijão de gás de cozinha. 

As famílias selecionadas são chamadas a retirar o bilhete no SPS. Para ser contemplado é preciso enquadrar-se em regras como:

  • Famílias do Cartão Mais Infância;
  • Beneficiários do Auxilio Brasil com renda per capita igual ou inferior a R$ 150;;
  • Famílias de jovens inscritos no programa Virando o Jogo, bem como entidades e cozinhas sociais conveniadas com o Cartão Mais Infância Ceará.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com