Nos últimos dias o que mais tem sido noticiado sobre o Bolsa Família é a respeito do pente-fino já confirmado pelo governo Lula (Luís Inácio Lula da Silva – PT). Pelo menos 5 milhões de inscrições no Cadastro Único estão na mira do poder público com grandes chances de serem excluídos do programa de transferência de renda. Mas, como forma de antecipação das averiguações cadastrais, os beneficiários poderão corrigir seus dados online.
No dia 16 de março, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) permitiu que as pessoas que estivessem inscritas no Cadastro Único como sendo de famílias monoparentais pudessem corrigir seus dados. O foco do pente-fino do Bolsa Família é justamente esse grupo, o de famílias compostas por uma única pessoa.
De acordo com dados do MDS, são pelo menos 4,9 milhões de beneficiários do atual Auxílio Brasil que declaram morar sozinhos. Esse número representa 22,7% do total de beneficiários. Chama atenção o fato desse tipo de composição familiar ter crescido no último ano, quando aconteceram as eleições. A suspeita do TCU (Tribunal de Contas da União) é de que os sistemas de seleção falharam.
Acredita-se que um grupo familiar esteja se desmembrando para que mais de uma pessoa receba o Bolsa Família, o que é proibido. É pago um benefício por família. De acordo com o ministro do MDS, Wellington Dias, aqueles que realmente precisam da ajuda financeira serão mantidos no programa.
“O objetivo dessa iniciativa é abrir a porta e dar as mãos aos mais pobres, incluir quem está de fora e corresponde aos critérios e excluir quem está recebendo irregularmente“, afirmou Dias.
Como corrigir o cadastro do Bolsa Família
Na verdade, a correção de dados do Cadastro Único, logo do Bolsa Família, acontece apenas online. O que o MDS deu foi a chance dos beneficiários de famílias monoparentais excluírem sua inscrição voluntariamente e depois refazê-la presencialmente no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
“A partir da exclusão, essas pessoas poderão, sem pressa, buscar os locais de atendimento nas cidades e realizar o cadastramento correto em suas famílias“, diz a pasta em comunicado oficial.
O processo de exclusão acontece no aplicativo Meu CadÚnico da seguinte forma:
- Baixe o App Meu CadÚnico;
- Na tela inicial clique em “Consulta simples”;
- Informe CPF e senha e em seguida “Continuar”;
- No canto superior da tela selecione “Voltar”;
- Agora, clique na opção “Cancele seu cadastro” e confirme novamente esse mesmo comando;
- Verifique os dados e clique em “Confirmar” para excluir.