A controladora do grupo Inter, a Inter&Co, comunicou a compra de 100% do capital social da YellowFi (YellowFi Mortgage LLC e YellowFi Management LLC), como uma maneira de expandir a oferta de produtos nos Estados Unidos.
O Inter afirmou, através de um comunicado que a YellowFi é uma originadora de crédito imobiliário e gestora de fundos e que seu fundo sob administração, o Brickell Bay Mortgage Opportunity Fund LP, faz investimentos em notas de crédito imobiliário residenciais nos Estados Unidos desde 2018.
Cassio Segura, sócio da YellowFi e ex-CEO do Banco do Brasil Americas (BB Americas), como parte da transação, irá integrar a equipe executiva do Inter para “supervisionar e expandir os negócios”.
A compra efetuada pelo Inter tem a finalidade de expandir as soluções oferecidas para os seus clientes, permitindo que eles façam investimentos no setor imobiliário dos Estados Unidos através do fundo gerido pela YellowFi. A conta em dólar da instituição (Global Account) possui atualmente cerca de 1 milhão de contas abertas.
“Esta transação evidencia a estratégia de crescimento inorgânico do Inter e a expansão dos produtos oferecidos à nossa base de clientes. Estamos adicionando capacidades complementares de impacto mínimo ao capital e que podem ser facilmente conectadas ao nosso ecossistema, além de contribuir com talento e experiência em produtos”, disse através de nota ao Valor João Vitor Menin, CEO da Inter&Co.
Criada em 2014, a YellowFi entrou no universo corporativo com a finalidade de “democratizar o acesso ao investimento no mercado imobiliário”, de acordo com a própria empresa.
Por meio do fundo imobiliário Brickell Bay Mortgage Opportunity Fund LP, a companhia efetua investimentos em empréstimos com garantias imobiliárias (hipotecas) no mercado imobiliário na Flórida.
Este produto de investimento da empresa ficou mais conhecido após o “boom” do mercado imobiliário nos EUA em 2021. Naquele ano, um cenário que juntava um estoque baixo de residências e materiais a uma alta de demanda de novos proprietários conseguiu elevar de forma significativa o preço dos imóveis, aumentando também as taxas de empréstimo hipotecário.
O Inter se caracteriza por ser um dos primeiros bancos digitais do Brasil, e pela ausência de taxas sobre serviços básicos.