Restituição do Imposto de Renda 2023 passa por modificações afetando seu bolso

Falta pouco para que os contribuintes passem a enviar a declaração do Imposto de Renda 2023. A Receita Federal deve abrir o portal para receber os documentos a partir de março e encerrar esse envio em abril, caso haja alguma exceção como aconteceu no último ano, o prazo final pode ser prorrogado. Dependendo do que for informado é possível ainda receber a restituição do imposto.

Restituição do Imposto de Renda 2023 passa por modificações afetando seu bolso
Restituição do Imposto de Renda 2023 passa por modificações afetando seu bolso (Imagem: Montagem/FDR)

O valor da restituição do Imposto de Renda depende do quanto o contribuinte vai informar que faturou em 2022, além dos gastos que obteve. A restituição é uma parcela que é paga ao cidadão como uma forma de “desconto” ao valor final do tributo. Esse desconto é oferecido com base no quanto o cidadão deduzir do imposto relativo a sua renda.

Essas deduções, por sua vez, tratam-se de custos que foram obtidos por meio de: saúde, educação, previdência privada, aluguéis de imóveis e doações. Para comprovar que houveram gastos desse tipo no último ano, o contribuinte precisará anexar na sua declaração os comprovantes de pagamento referente a esses segmentos.

Para o Imposto de Renda 2023 chama atenção o fato de que pessoas que não precisariam contribuir no último ano, agora passam a ser enquadradas como pagantes do tributo. Tudo porque, a tabela com as faixas de cobrança a depender do rendimento não foi atualizada, enquanto o salário mínimo subiu.

Como vai funcionar a restituição do Imposto de Renda 2023

Como nos últimos anos, a restituição do Imposto de Renda 2023 deve ser paga em cinco lotes, possivelmente de maio a setembro. O quanto será recebido vai depender do que for informado pelo contribuinte na declaração do imposto. Nesse ano, mais pessoas devem receber a restituição com base no número de contribuintes que vai aumentar também nesse ano.

A tabela do Imposto de Renda que incluí a parcela que poderá ser deduzida, logo que poderá afetar o valor da restituição, não é alterada desde 2015 e tem os seguintes valores:

Base de cálculo Alíquota Dedução
de 0,00 até 1.903,98 isento 0,00
de 1.903,99 até 2.826,65 7,50% 142,80
de 2.826,66 até 3.751,05 15,00% 354,80
de 3.751,06 até 4.664,68 22,50% 636,13

Aqueles que tiverem mais fontes de tributação do que parcelas a deduzir, não receberão a restituição. E, quem enviar a declaração fora do prazo ou cair na malha fina por erros, somente receberá a quantia em lotes retroativos.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com