Usar o simulador de aposentadoria tem sido uma ferramenta interessante para quem ainda não deu entrada no benefício pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Além de descobrir o valor que receberá como salário nos próximos meses, por meio da simulação o cidadão ainda identifica se já cumpriu com os requisitos para acesso ao salário e quais as chances de ter o pedido aceito.
Conseguir se aposentar é o sonho de muitas pessoas, mas para chegar ao seu objetivo é preciso organização. Por isso, desde o primeiro mês de emprego com carteira assinada passa a ser feita a contribuição ao INSS que entra na contabilização da carência e mínimo de meses contribuídos para acesso aos salários previdenciários. Usar o simulador de aposentadoria é importante nesse caso.
Isso porque, além de indicar quantos meses já foram somados para dar entrada na aposentadoria, ainda consegue mostrar para qual tipo de aposentadoria o trabalhador tem direito. É que existem algumas modalidades desse benefício, variando conforme o perfil e necessidade de cada um dos trabalhadores.
Até mesmo por isso é que o simulador da aposentadoria age, para diferenciar qual das opções abaixo está disponível para o cidadão.
- Aposentadoria por pessoa com deficiência;
- Aposentadoria especial;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por incapacidade permanente;
- Aposentadoria rural.
Simulador de aposentadoria no Meu INSS
Ao acessar o simulador de aposentadoria no Meu INSS, o segurado conseguirá conhecer qual modalidade para se aposentar já está disponível e qual está mais perto de ser liberada. A parte negativa é que nesse processo é preciso fazer um reconhecimento do cidadão, por isso é preciso o login.
O acesso é online, dessa forma:
- Acesse o Meu INSS (app ou site) e faça login;
- Selecione “Simular aposentadoria”;
- Pronto, o sistema vai mostrar informações como: dados pessoais do trabalhador e indicar para qual tipo de aposentadoria o cidadão já preencher os requisitos para receber.
Simulador de aposentadoria FDR
No caso do simulador de aposentadoria FDR não é preciso fazer nenhum cadastro, basta trazer informações como: sexo, idade atual, idade que pretende se aposentar, tempo de contribuição já contabilizado e média de valor de contribuição.
Passadas essas informações, a calculadora vai indicar ao trabalhador o valor que será recebido na aposentadoria. Por isso, a recomendação é passar pelos dois simuladores, o primeiro liberado pelo INSS que indica corretamente o tempo de contribuição e para qual modalidade é possível dar entrada. E o do FDR que mostra quanto poderá ser recebido de aposentadoria.