Como funciona a regra da aposentadoria por idade mínima? Entenda as exigências do INSS

Reforma Previdenciária de 2019 modificaram as regras para a aposentadoria pelo INSS a partir do dia 1º desse ano. Pela reforma há uma progressão na idade mínima que permite a aposentadoria. Confira!

Como funciona a regra da aposentadoria por idade mínima? Entenda as exigências do INSS
Como funciona a regra da aposentadoria por idade mínima? Entenda as exigências do INSS (Imagem: FDR)

Com a Reforma Previdenciária muitos brasileiros viram o sonho da aposentadoria sendo adiado, pois, a idade mínima exigida pelo INSS aumentou. Algumas das mudanças propostas pelo texto devem ser implementadas nesse ano de 2023 e os trabalhadores precisam ficar atentos.

Idade mínima para aposentadoria pelo INSS

É importante entender que com a reforma há uma progressão na idade mínima para se aposentar pelo INSS, mas, o que isso significa? Isso quer dizer que, em 2023, os “novos aposentados” devem ter:

  • Mulheres: 58 anos de idade e 30 anos de contribuição
  • Homens: 63 anos de idade e 35 anos de contribuição

E que a partir de 2024 essa idade é gradativamente aumentada até que em 2031 a idade mínima será de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens; sendo que no caso dos homens a estabilidade na faixa etária acontece em 2027.

É importante lembrar que essa idade mínima é válida apenas em casos em que o segurado tenha pelo menos 30 anos de contribuição.

Na aposentadoria por idade, a regra para os homens segue a mesma: pelo menos 65 anos; o que muda é a idade da mulher que passa a poder se aposentar apenas com 62 anos. Para ambos os sexos é necessário ter, pelo menos, 15 anos de contribuição ao INSS.

Governo Lula vai mudar a aposentadoria pelo INSS?

Segundo o novo ministro da Previdência, Carlos Lupi, o Governo Federal tem sim a intenção de revisar a Reforma Previdenciária. Durante a sua posse, Lupi falou em regionalização da aposentadoria, zerar as filas do INSS, entre outros assuntos.

“Tenho que conversar com os ministros da Fazenda, do Planejamento; mas precisamos cuidar dos atrasos que houve nessa antirreforma”, afirmou o ministro.

A ideia é montar uma comissão que analisará as mudanças propostas por essa reforma e, caso seja possível, propor alterações ao texto.

Para mais informações sobre vestibular, concurso, vagas de emprego e cursos gratuitos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.