Começou o tão esperado saldão de Natal! O evento consiste em uma série de liquidações abrangendo produtos que não foram vendidos antes das celebrações natalinas. Os descontos tendem a ser disponibilizados no período de 26 a 29 de dezembro.
A data do saldão de Natal foi estabelecida de modo a acompanhar o hábito de algumas pessoas em aproveitar o período de férias para realizar a troca de presentes. Neste cenário, é bastante comum o consumidor se interessar por outros produtos expostos na loja.
Alguns consumidores preferem adiar o saldão de Natal para o mês de janeiro, que costuma ser fraco para vendas no comércio. Independentemente da data, é preciso se atentar a alguns detalhes para aproveitar as liquidações de final de ano com cautela.
Dicas de segurança no saldão de Natal
Elabore uma lista
Confira as ofertas antes de sair de casa e defina o que vai comprar para não gastar mais do que pode e se endividar. É preciso guardar dinheiro para despesas de início de ano, como IPVA, IPTU e material escolar.
Não tenha pressa durante as compras
Veja o estado do produto, se está funcionando e se o conteúdo confere com os dados informados na embalagem.
Preste atenção nos defeitos
Há ofertas de produtos com pequenos defeitos. Podem ser com manchas ou descosturadas e móveis e eletrodomésticos com partes amassadas, por exemplo. Os defeitos devem sempre ser detalhados na nota fiscal.
Se você faz a compra sabendo do problema, a loja não é obrigada a dar garantia para eventuais problemas que surjam a partir dele. Se for o caso, peça ao vendedor que teste o produto.
Analise as opções de pagamento
Pergunte à loja e analise qual delas se encaixa melhor no seu orçamento. Normalmente a melhor é o pagamento à vista, porque há descontos e você não fica endividado. Se parcelar, pergunte sobre juros, outras taxas e o valor final da compra a prazo.
Conheça a política de trocas
Veja como são as trocas de produtos em promoção. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), as lojas não são obrigadas a trocar os produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto.
Nestes casos, o estabelecimento só tem que trocar a mercadoria caso tenha prometido. Para poder exigir que a empresa troque um produto sem defeitos, é melhor registrar esse compromisso por escrito, em etiquetas ou na nota fiscal, por exemplo.
Verifique os custos do frete
Em liquidações, às vezes os produtos não são entregues em casa. Caso sejam produtos difíceis de transportar, como móveis e eletrodomésticos, certifique-se do seguinte: Qual o valor e as condições de pagamento do frete, se disponível? Você conseguirá levar o produto para a casa, se precisar?
Acompanhe a entrega
Caso a loja escolhida faça entregas em casa, pergunte sobre prazos. Quando o produto chegar, confira se há algum problema no momento do recebimento. Se encontrar alguma irregularidade, entre em contato com a loja.
Saiba o prazo de desistência
Todo consumidor tem até sete dias para desistir, por qualquer motivo, de compras feitas pela internet, telefone, catálogo ou qualquer outra forma fora da loja física. Essa regra também vale para produtos comprados em liquidação.
Para tanto, basta entrar em contato com a loja e formalizar a desistência, de preferência por escrito. Nesses casos, você tem direito à devolução de 100% de qualquer valor que tenha pago, incluindo o frete.