Saldão de Natal: Onde encontrar os melhores descontos e como aproveitá-los?

Pontos-chave
  • O comércio começa a se preocupar com a queima de estoques;
  • Os produtos que não foram vendidos são colocados em promoção;
  • Isso acontece entre dia 26 e 29 de dezembro e é chamado de Saldão de Natal.

Após as festas de final de ano, os comerciantes realizam o Saldão de Natal, assim, os clientes conseguem comprar aquilo que deseja com desconto. Saiba aqui como encontrar bons descontos e como se livrar de enganações.

O “Saldão de Natal” é feito em janeiro para os comerciantes queimarem os estoque dos produtos que ficaram encalhados na loja. Assim, o consumidor pode conseguir bons descontos em produtos que antes estavam caros.

Quando é o saldão de Natal?

Normalmente, o saldão de Natal começa no dia 26 ou 27 de dezembro. Isso pois, algumas pessoas costumam aproveitar esse período de férias para já trocar os presentes que não deram certo e indo até a loja podem acabar se interessando por outros produtos expostos. Apesar disso, algumas lojas acabam deixando o saldão de Natal para o início do ano, em janeiro. 

Faça lista de compras

Primeiro selecione o que deseja comprar, para ter com clareza em sua mente o que deseja levar para a casa. Isso facilita ainda que você consiga acompanhar os preços e saber se está na promoção.

Monitore os sites das lojas

Selecione os sites com os melhores preços antes da Black e fique atento, essa é uma forma de evitar ciladas pois algumas lojas acabam aumentando os preços antes do saldão para quando chegar na data baixar o preço para o que era vendido antes.

Compare preços

Sempre compare os preços não entre na primeira loja e compre. Tenha em mente os produtos que  deseja, pesquise na internet e em lojas físicas para ver qual delas oferece o melhor preço.

Na internet podem ser usados os comparadores de preços: Buscapé, Zoom e Google Shopping. Neles é possível criar uma alerta para quando os preços abaixarem.

Fique atento a reputação das lojas

Há ferramentas que disponibilizam informações sobre os atrasos e problemas das lojas online, pesquise para saber se a loja é realmente confiável, realiza a entrega sem atrasos, os produtos bem embalados e produtos de boa qualidade.

Veja se o site é verdadeiro

Esse ponto apesar de simples é o mais importante, os consumidores precisam checar o domínio do site, que pode ser substituído de formas que podem confundir ao olhar rápido, como por exemplo: fdr.com.br por fdrr.com.br 

Além disso, cheque se o site possui antes do “www” o protocolo “https”. O e “s” significa que o ambiente possui certificado de segurança e atesta que os dados do cliente são protegidos por criptografia.

Cartões

Para as compras online opte por usar o cartão virtual,ele pode ser ativado no aplicativo e normalmente o número  só fica disponível por um tempo e depois expira, isso evita que sejam realizadas compras com ele.

Direitos do consumidor após a compra 

Mesmo comprando em uma promoção, os consumidores continuam tendo direitos sobre os produtos.

Direito de arrependimento

Os consumidores têm um período de até 7 dias, após o recebimento do produto, para desistir de uma compra sem qualquer justificativa ou penalização. 

A regra vale mesmo para os objetos que estão fora do lacre e embalagem, porém, o cliente terá o direito de receber o valor integral de volta. O prazo passa a contar a partir da entrega do produto. 

Essa regra vale para quando o comprador não recebe no prazo de entrega estipulado, ele tem até sete dias para se arrepender e pedir a devolução do dinheiro.

Mesmo que a loja declare que tenha uma política de troca ou devolução diferente no momento da venda, o consumidor tem garantido o direito de arrependimento em até sete dias.

Não esqueça das contas de janeiro

No primeiro mês do ano, janeiro, os brasileiros acabam tendo alguns compromissos com o pagamento de  Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), matrícula e material escolar para as crianças. 

É preciso manter o equilíbrio dos seus gastos para não começar o ano de 2022 endividado, por isso, controle os gastos no final do ano de 2021.