IPTU 2023: Vale a pena pagar a cota única?

Os contribuintes do município do Rio de Janeiro já podem conferir as datas de pagamento das cotas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2023). Assim, o prazo estipulado pela prefeitura foi o dia 7 de fevereiro para que seja paga a cota única ou a primeira parcela do imposto.

IPTU 2023: Vale a pena pagar a cota única? (Imagem: FDR)

Vale lembrar que os cidadãos que optarem pelo pagamento do IPTU 2023 em cota única garantem o desconto de 7%, mesmo percentual que fora concedido em 2022. Entretanto, uma dúvida paira no ar entre os cariocas: Quando vale pagar o imposto à vista?

De acordo com o economista e professor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), Gilberto Braga, sairá mais em conta para os contribuintes da cidade do Rio não parcelar o pagamento.

“O pagamento à vista com 7% de desconto é praticamente do tamanho da inflação anual comparada com o rendimento da caderneta de poupança. Portanto, essa decisão tem muito a ver com as expectativas econômicas para o futuro. Isso porque existe uma previsão de que a inflação possa ficar abaixo de 7%, então seria vantajoso para o contribuinte pagar à vista”, explicou.

Vale lembrar que em dezembro de 2022, a taxa básica de juros, conhecida como Taxa Selic, está em 13,75% ao ano. Percentual que deverá ser mantido pelo novo governo federal a partir de janeiro. Assim, atualmente, o rendimento da poupança é de 0,5% ao mês acrescida da Taxa Referencial. Ou seja, o rendimento anual é de 7,89% ao ano, cerca de 0,7082% ao mês.

Entretanto, o professor do Ibmec ainda acrescenta que o pagamento integral do imposto só é válido para os cidadãos que possuam alguma reserva financeira. Dessa forma, ele descarta a possibilidade de fazer a quitação da cota única adquirindo dívidas futuras.

“Se tiver que fazer dívida, como pegar empréstimo para quitar à vista, não vale a pena porque tradicionalmente os juros cobrados nesse endividamento são mais caros do que o desconto dado para quem optar por pagar com abatimento”, salientou.

Como emitir guia de pagamento do IPTU 2023?

A prefeitura do Rio ainda informa que o envio das correspondências com as guias de pagamento do IPTU 2023 para as casas dos contribuintes será realizado ao longo de todo o mês de janeiro.

Os boletos também poderão ser emitidos de forma virtual, a partir de 23 de janeiro, tanto no site da prefeitura, quanto no aplicativo do Carioca Digital, que está disponível para iOS e Android.

Além disso, para a comodidade dos contribuintes será possível baixar e imprimir de uma só vez todas as guias de pagamento para serem quitadas mensalmente, sem a necessidade de acessar o site todos os meses.

De acordo com a Secretaria da Fazenda, os contribuintes também poderão solicitar a guia nos postos de atendimento do IPTU. Para realizar o procedimento, pela internet ou de forma presencial, é necessário informar o número da inscrição do imóvel, identificado no carnê do IPTU de anos anteriores.

Confira o calendário do IPTU 2023

  • Cota única: Vencimento em 7/2/2023
  • 1ª cota: Vencimento em 7/2/2023
  • 2ª cota: Vencimento em 7/3/2023
  • 3ª cota: Vencimento em 10/4/2023
  • 4ª cota: Vencimento em 8/5/2023
  • 5ª cota: Vencimento em 7/6/2023
  • 6ª cota: Vencimento em 7/7/2023
  • 7ª cota: Vencimento em 7/8/2023
  • 8ª cota: Vencimento em 8/9/2023
  • 9ª cota: Vencimento em 6/10/2023
  • 10ª cota: Vencimento em 8/11/2023