WhatsApp possibilita compras com cartões de crédito desta bandeira a partir de agora

O Banco Central (BC) do Brasil autorizou nesta segunda-feira (5) uma mudança no regulamento nos arranjos de pagamento da Mastercard. Assim, a empresa de crédito dá um passo para implementar seu programa em recursos para permitir comprar diretamente em aplicativos de mensagens, como o Whatsapp.

WhatsApp possibilita compras com cartões de crédito desta bandeira a partir de agora (Imagem: FDR)

Lançado em março de do ano passado, o recurso de transferências de valores entre pessoas já funciona. A prova é que a Visa já havia recebido a mesma autorização para o aplicativo de mensagem, Whatsapp, em dezembro de 2021.

Essa chancela recebida pela Mastercard é em relação às transações entre pessoas e empresas. Portanto, com o mecanismo funcionando, será possível realizar transações de compra em território nacional com cartão de crédito, débito e pré-pago.

Assim, o BC salientou, no ato de divulgação da autorização, que a chancela concedida é apenas uma das etapas necessárias à liberação do programa entre pessoas físicas e jurídicas do Facebook Pay.

O uso do Mastercard no Whatsapp

Em nota, a Mastercard disse que recebeu a notícia da autorização com “satisfação” e afirmou que irá continuar os trabalhos juntamente com os órgãos de regulamentação para disponibilizar essa nova ferramenta em nosso ecossistema de pagamentos”.

“A Mastercard mantém seu compromisso de tornar os pagamentos eletrônicos cada vez mais fluidos e seguros e acredita que o serviço de pagamentos por WhatsApp vai ao encontro destes objetivos”.

Hoje, ao realizar uma troca de mensagens com uma empresa no WhatsApp, o consumidor tem a opção de escolher o seu produto, adicioná-lo ao carrinho e enviar para a empresa, que finaliza o processo em sua plataforma.

Dessa forma, a ideia principal a partir de agora é que com o recurso aprovado para o uso entre pessoas e empresas, o próprio estabelecimento feche a compra direto no WhatsApp