- Bancos digitais têm sido uma alternativa para investir e guardar dinheiro;
- As opções de aplicações e rendimento chamam atenção;
- A poupança ainda é uma alternativa, mas pouco atraente.
Hoje, conseguir guardar dinheiro ainda tem sido um desafio para dezenas de brasileiros. Uma pesquisa feita pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostrou que 69% da população não consegue guardar dinheiro no fim do mês. Mas, para começar 2023 com o pé direito nessa questão, conhecer opções de banco digital que garantem rendimento maior é um atrativo para se programar e conseguir fazer essa reserva.
Mudar o seu comportamento financeiro não é nada fácil, mas em determinadas situações é essa mudança a responsável por alavancar a vida de centenas de pessoas. Para guardar dinheiro e conseguir uma resposta positiva com essa ação, a escolha de um banco digital pode ser determinante. Tanto, que a abertura de conta nessas instituições têm crescido cada vez mais entre os brasileiros.
De acordo com um estudo feito pela Akamai Technologies em parceria com a Cantarino Brasileiro, 70% dos entrevistados possuem conta tanto em banco tradicional quanto em banco digital. O que mostra dois cenários, o primeiro é de que os bancos tradicionais ainda são muito presentes na vida dos brasileiros. E o segundo de que os bancos digitais estão conquistando seu espaço.
No momento de guardar dinheiro, por exemplo, o uso do digital pode ser mais atraente porque evita misturar a conta corrente em que o fluxo de entrada e saída é maior. Ou seja, deixando que a conta digital seja o principal ou único canal para investimentos e opções para reservar dinheiro. Já que muitos desses bancos não cobram tarifa de manutenção de conta e são mais atraentes que a poupança.
Como começar a guardar dinheiro?
A missão da guardar dinheiro ainda é muito difícil para os brasileiros, principalmente porque grande parte deles não enxerga um espaço no orçamento para conseguir reservar. Na pesquisa feita pela CNI mostrando que 69% da população não consegue guardar dinheiro, pelos 44% dos entrevistados disseram que a renda era suficiente para pagar as contas, mas não haviam sobras.
Para conseguir aumentar o seu poder aquisitivo, e ter a chance de fazer uma reserva, o primeiro ponto que precisa ser observado é a mudança de comportamento do cidadão. Especialistas do Banco Cetelem listam algumas dicas que podem ajudar nesse caso.
Não extrapole um limite de gastos
Ao criar um “teto de gastos” para as suas despesas, o cidadão consegue organizar melhor sua vida financeira e não contrair dívidas. O que sobrar após pagar as contas fixas, pode ser usado para investimentos e reserva.
Aprenda a dizer não
Limitando os seus gastos e a forma como usa seu dinheiro, dizendo “não” para as ofertas e gastos excessivos, vai sobrar mais oportunidade de destinar o seu dinheiro para um setor mais vantajoso.
De olho no amanhã
Entendendo que em um futuro próximo essa reserva de emergência, ou esse dinheiro que foi investido ao ficar guardado pode ajudar na vida financeira, o cidadão consegue se manter mais focado.
Rendimento dos bancos digitais
O interessante dos bancos digitais é a oportunidade de conseguir rendimentos superiores a poupança. Outro benefício é que o cliente acompanha todo o processo de rentabilidade a qualquer tempo e de forma online, além de não ter nenhuma cobrança de taxa pela abertura de conta e manutenção da mesma.
Lista de bancos digitais que oferecem as melhores taxas de rentabilidade para quem pretende guardar dinheiro:
- 99Pay: 220% do CDI limitado a R$ 500 e 100% do CDI até R$ 5.000;
- PagBank : 100% do CDI na conta ou 110% do CDI no CDB;
- PicPay: 102% do CDI;
- Nubank: 100% do CDI (rendimento só pode ser retirado após 30 dias);
- Mercado Pago : 100% do CDI;
- Digio: 100% do CDI.
Bancos que têm CDB com liquidez diária, ou seja, rendem por dia:
- Sofisa Direto : 110% do CDI;
- BMG Invest Digital : 110% do CDI;
- Banco Bari: 110% do CDI;
- ParanáBanco: 105% do CDI;
- Banco Pan: 103% do CDI;
- BTG Pactual : 102,75% do CDI;
- C6 Bank : 102% do CDI;
- Banco Original : 101% do CDI;
- Banco Inter : 100% do CDI;
- Itaú: 100% do CDI.
Levantamento: idinheiro.
Por que a poupança não?
A poupança, com aquela imagem do porquinho de cerâmica, ainda é muito forte pelo menos na mente dos brasileiros. Acontece que essa alternativa de investimento ou de simplesmente guardar dinheiro já não tem sido mais tão vantajosa.
No cenário atual, a poupança tem rendimento de 7,44% ou cerca de 0,6501% ao mês. No entanto, ela tem ficado cada vez menos vantajosa devido a alteração da taxa Selic que influencia diretamente em seu resultado e está oscilando cada vez mais. Além do que, essa ainda é uma alternativa muito limitada.