13º SALÁRIO: Quem pode receber? Qual é a melhor forma de utilizar o dinheiro?

Com a chegada do fim do ano, o 13º salário pode ajudar milhões de brasileiros a lidar com as questões financeiras. Até o dia 30 de novembro, os brasileiros com carteira assinada receberão a primeira parcela deste benefício. A segunda parcela, por sua vez, está prevista para ser depositada até 20 de dezembro.

13º SALÁRIO: Quem pode receber? Qual é a melhor forma de utilizar o dinheiro?
13º SALÁRIO: Quem pode receber? Qual é a melhor forma de utilizar o dinheiro? (Imagem: FDR)

De acordo com a lei em vigor, a primeira parcela do 13º salário dos trabalhadores no regime CLT precisa ser paga entre os dias 1 e 30 de novembro. Caso o profissional tenha atuado pelo menos 15 dias, já terá direito a receber o benefício.

O 13º salário também é pago aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além dos cidadãos que entraram em licença-maternidade, conforme explicado pelo professor Andrio Portuguez Fonseca, da Fonseca e Lourenço Advogados Associados, ao R7.

O benefício ainda abrange outros segurados do INSS assistidos por benefícios previdenciários — como pensão por morte, auxílio-reclusão, auxílio-acidente e auxílio-doença.

Neste ano, o governo decidiu antecipar o 13º salário de 36 milhões de beneficiários do INSS. A primeira parcela foi paga em abril, e a segunda, em maio.
O objetivo da antecipação foi atenuar os reflexos da pandemia de coronavírus. Geralmente, o pagamento ocorre no segundo semestre, em agosto e novembro.

Qual é a melhor forma de utilizar o dinheiro do 13º salário?

Apesar de muitos brasileiros direcionarem o 13º salário para momentos de lazer relativos ao fim de ano, especialistas consultados pelo Correio Braziliense recomendam que a prioridade dos valores seja para o pagamento de dívidas.
Neste sentido, a pessoa deve priorizar os débitos em atraso e com juros maiores.

Caso seja possível, ainda é recomendável antecipar o pagamento de parcelamentos que apresentarem uma vantagem financeira considerável.

Outra dica é se preparar para o pagamento de tributos que passam a ser cobrados em janeiro, como o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Ainda vale destacar que há outras possíveis despesas de começo de ano, como matrícula escolar.

Após o direcionamento do dinheiro para as prioridades do cotidiano, os valores podem ser usados para si próprios. Essas quantias podem ser usadas para compor uma reserva de emergência ou incrementar os investimentos que já existem.

Confira a calculadora do 13º salário do FDR:

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.