Neste domingo, 30 de outubro, acontece o segundo turno das eleições 2022. Na ocasião, os eleitores devem estar preparados para promover o desempate entre Lula e Bolsonaro. Para facilitar o processo, a Justiça Eleitoral possibilitou o acesso do título de eleitor pelo celular.
Antes de mais nada, é importante esclarecer que o título de eleitor, embora tenha grande relevância, não é obrigatório durante a votação. Para participar das eleições, basta apresentar um documento de identificação oficial com foto.
O título de eleitor ajuda o cidadão a encontrar a seção eleitoral caso ele ainda não tenha decorado. Trata-se do local exato onde ele irá votar, pois a Justiça Eleitoral designa a distribuição das urnas eletrônicas por zona e seção eleitoral.
Quem é obrigado a emitir o título de eleitor?
Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, serão obrigados a votar no dia da votação, isto é, 2 de outubro ou 30 de outubro em caso de segundo turno.
O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos. A regra é válida para todos, para votar, cidadãs e cidadãos devem estar com a situação regular na Justiça Eleitoral, ou seja, sem pendências que os impeçam de exercer o direito ao voto.
Conheça o título de eleitor virtual
O e-título é a versão digital do título de eleitor. Lançado no ano de 2017, o aplicativo oferece uma série de funções cujo objetivo é facilitar a vida do eleitor brasileiro.
O grande porém é que, ainda hoje, milhares de eleitores não conhecem o e-título e suas vantagens. Na plataforma o eleitor consegue encontrar uma variedade de informações correspondentes às eleições, assim como as seguintes funções:
- Registro do eleitor;
- Zona e Seção de voto;
- Endereço do voto;
- Nome do estabelecimento onde será o voto;
- Certidão de quitação eleitoral;
- Certidão de Crimes eleitorais;
- Justificativa de voto.
Para cadastrar o título de eleitor virtual e ter acesso ao documento no dia das eleições 2022, basta seguir este passo a passo:
Passo 1 – Preencha seus dados básicos
Abra o app e, após ler os termos de uso, clique em “Continuar”. Inclua informações como nome e filiação e toque em “Entrar no E-título”;
Passo 2 – Responda às perguntas corretamente
O sistema vai gerar três campos de perguntas referentes aos seus dados cadastrais para confirmar sua identidade. Selecione a questão correta e clique em “Próximo” até chegar ao final do questionário. Caso erre alguma, será gerado outro campo com perguntas diferentes das que você errou.
Passo 3 – Crie uma senha
Digite uma sequência de seis dígitos e repita-a no campo abaixo. Depois, clique em “Confirmar senha”.
Perdi meu título de eleitor, e agora?
Embora a apresentação do título de eleitor físico não seja obrigatória, muitos eleitores ainda são apegados a ele. Considerando que não é um documento de uso frequente, pelo contrário, recorre-se a ele somente a cada dois anos, intervalo entre as eleições municipais e gerais, é bastante comum não tê-lo mais em mãos.
Seja pela degradação do tempo ou por tê-lo perdido, a falta do título de eleitor pode causar certo desespero nos eleitores que desejam fazer parte do ato democrático que acontece nas eleições 2022. Por isso, é importante saber que o papel que representa o título não é obrigatório, mas sim o número correspondente a ele.
Todo título de eleitor possui um número de inscrição e, é este o dado verificado pelos mesários na hora da votação. Inclusive, esta informação já foi inserida no e-título, versão digital do documento.
O eleitor que, por qualquer razão, quer descobrir qual é o número do título de eleitor, deve apenas estar conectado à internet. Isso porque, será necessário acessar o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que hospeda todas as informações cabíveis às eleições 2022 e executar estes passos:
- Acessar o site do TSE;
- Na barra superior, clicar em “Eleitor e eleições”;
- Na coluna situada no canto esquerdo da tela, clicar em “Título de eleitor”;
- Abaixo, selecionar a opção “Título e local de votação – Consulta por nome”;
- Preencher o formulário com o número do CPF, data de nascimento e nome da mãe;
- Clicar em “Consultar”.